Novo índice avalia touros Girolando e facilita seleção

Novo índice avalia touros Girolando e facilita seleção

PARTILHAR
capa-giralando
Touro Imperador FIV Ribeirão Grande. Fonte: ABSPECPLAN

Nova ferramenta, lançada pela ABS, vai contribuir para o direcionamento e eficiência dos acasalamentos nos rebanhos leiteiros

A ABS acaba de apresentar ao mercado mais uma importante ferramenta de seleção para a raça leiteira que mais cresce no país tropical: o Índice ABS Girolando. Através do sistema, os touros são avaliados e ranqueados por características, facilitando a escolha da genética para o melhoramento do rebanho.

“Uma forma didática de identificar os touros que são especialistas para determinadas características. Assim, ficou mais fácil escolher o melhor reprodutor para a necessidade do cliente”, comenta Fernando Rosa, gerente de Produto Leite Tropical da ABS.

O Índice é composto por quatro módulos: Garupa, Estrutura Corporal, Úbere e Pernas e Pés. Para cada conjunto de características, os touros são avaliados em uma tabela de 1 a 9. Quanto maior o número, melhor o reprodutor para a transmissão daquele ponto.

“Hoje, os rebanhos têm necessidades diferentes em melhoramento genético. Por isso, o Índice ABS Girolando vem para ajudar o produtor a encontrar o touro certo que vai contribuir com o avanço das próximas gerações”, destaca Raul Andrade, Gerente do Departamento Técnico Leite da ABS.

A tabela com o Índice ABS Girolando pode ser consultado no site da empresa (www.abspecplan, onde os produtores também conseguem ranquear os animais por característica, ordenando as melhores genéticas para determinado quesito. As informações também estarão no próximo Catálogo Leite Tropical da empresa.

“Os touros que já tem filhas avaliadas em produção de leite possuem esse Índice. O cálculo é feito a partir das avaliações que nossos técnicos fazem no campo. Com a consolidação das informações, fica mais fácil escolher a genética para a correção de pontos de grande importância na vaca leiteira.”, explica Hélio Rezende, gerente de Ferramentas e Serviços Técnicos ABS.

Fonte: ABSPecplan

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com