Nutrigenômica melhora tratamento de sementes

Nutrigenômica melhora tratamento de sementes

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Nova tecnologia traz alta compatibilidade entre produtos usados no processo, melhor estabelecimento inicial dos cultivos e maior tolerância da planta a estresses abióticos

Para a temporada 2019/2020, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê colheita recorde de grãos no Brasil, com a marca de 253,6 milhões de toneladas produzidas. Este resultado, segundo especialistas, está ligado diretamente aos avanços no desenvolvimento de materiais genéticos mais produtivos e ao tratamento de sementes aplicado a eles.

A prática, entretanto, apresenta alguns desafios como a compatibilidade físico-química entre os produtos que vão compor o tratamento industrial. “Para as sementeiras, é indispensável que a solução tenha alta miscibilidade e sinergismo, promovendo melhor relação das soluções utilizadas”, ressalta o engenheiro agrônomo Vinicius Abe, gerente técnico especializado em grãos da Alltech Crop Science.

Ainda de acordo com o especialista, é importante que na hora de escolher os produtos que vão compor o tratamento de sementes, a indústria esteja atenta aos nutrientes que fazem parte da solução. “Como a técnica visa o melhor desenvolvimento da raiz, é essencial elementos como cobalto, molibdênio e zinco, que vão auxiliar leguminosas e gramíneas nessa função. Também é ideal o estímulo ao enraizamento por meio de precursores do metabolismo vegetal. Com isso, temos maior arranque inicial e desenvolvimento da planta”, explica.

Inovação

Para superar estes obstáculos e incrementar ainda mais os índices de produtividade, o tratamento de sementes tem evoluído no Brasil. Com o desenvolvimento de novas tecnologias já é possível obter maior interação entre os produtos, e ainda melhorar o estabelecimento inicial dos cultivos e a tolerância da planta a estresses abióticos.

Neste cenário, o engenheiro agrônomo destaca a solução Stand Up, lançada recentemente no mercado. O produto para tratamento de sementes industrial foi desenvolvido com a tecnologia ALLBLEND, exclusiva da Alltech Crop Science, que confere alta miscibilidade e sinergismo entre os produtos utilizados no tratamento industrial. Além disso, a solução alia extratos vegetais e nutrientes biodisponíveis facilmente absorvidos e essenciais para o processo germinativo.

Dentre os principais ganhos da tecnologia, Abe evidencia:

  • Alta miscibilidade com produtos químicos;
  • Compatível com inoculantes biológicos;
  • Conserva viabilidade das sementes;
  • Fornece elementos nutricionais essenciais ao desenvolvimento de plântulas;
  • Uniformiza germinação e desenvolvimento inicial;
  • Favorece plantas mais resistentes a possíveis estresses abióticos;
  • Auxilia do desenvolvimento radicular.

Empresa desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de fertilizantes sólidos, nutrição, solo, proteção e performance, auxiliando na sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.