O lado rural dos políticos brasileiros: conheça suas fazendas

Os políticos brasileiros são conhecidos por suas carreiras públicas, mas muitos deles também têm um lado rural que nem sempre é divulgado. Eles possuem fazendas em diferentes regiões do país, onde cultivam diversas culturas e criam animais. Conheça algumas dessas propriedades.

Explorando o fascínio pelo campo e a vida rural, o Compre Rural já mostrou diversas propriedades de inúmeros artistas, cantores, atores e personalidades. Independentemente da área de atuação, muitos encontram prazer na convivência com a natureza, seja para relaxar nos fins de semana ou investir no agronegócio. Nesse artigo,vamos descobrir o lado rural dos políticos mais reconhecidos do Brasil. Alguns possuem vastas fazendas, enquanto outros têm raízes no meio rural, nutrindo uma paixão pelo agronegócio.

É importante frisar que esse conteúdo é imparcial e não tem intenção de criticar ninguém. A intenção é apenas mostrar o aspecto rural dos políticos, assim como já foi feito com diversas fazendas de outros famosos.

José Sarney

José Sarney, ex-presidente do Brasil, nasceu em Pinheiro, no Maranhão, às margens do rio Pericumã. O nome Pericumã também foi dado por Sarney a uma fazenda de 520 hectares na divisa entre o Distrito Federal e Goiás, a 50 km de Brasília.

Conhecida como São José do Pericumã, a propriedade ganhou destaque durante o mandato de Sarney no Palácio do Planalto (1985-1990). Era seu refúgio nos fins de semana e ocasionalmente servia para encontros políticos reservados. Há até mesmo uma foto do ex-presidente dirigindo um trator na fazenda. Confira abaixo!

O lado rural dos políticos brasileiros: conheça suas fazendas
Foto: Divulgação

Fernando Henrique Cardoso

Já em 1994, Fernando Henrique Cardoso, também conhecido como FHC, ex-presidente do Brasil, durante o período de 1995 a 2002, conforme revelado pelo jornalista Alceu Luís Castilho, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, não apenas exerceu a função presidencial, mas também deteve grandes propriedades rurais e criação de gado.

O lado rural dos políticos brasileiros: conheça suas fazendas
Foto: Divulgação

Esta faceta, até então desconhecida, se torna evidente quando observamos a aquisição de uma fazenda em Buritis um ano após a promulgação da Constituição de 1988, quando ele era senador eleito com 6,2 milhões de votos. As referências a essa fazenda são abundantes no primeiro volume do livro ‘Diários da Presidência’ de 1995, onde FHC descreve sua ida à propriedade tanto com a família quanto com membros do governo. O local era considerado um refúgio durante seus momentos de lazer.

O lado rural dos políticos brasileiros: conheça suas fazendas
Foto: Reprodução/Gaudenzi

Após 15 anos da venda da propriedade em Buritis, a família FHC ainda possui duas fazendas em nome dos filhos, totalizando 242 hectares em Botucatu, interior de São Paulo. Ambas as propriedades possuem vastos canaviais sem cercas visíveis, e 40 hectares da Fazenda Três Hinos e 36,5 hectares da Fazenda Rio Pardo foram desapropriados para a construção de uma represa na região, às margens do Rio Pardo, afluente do Rio Paranapanema.

Jair Bolsonaro

Ao contrário do que muitos podem imaginar, Jair Bolsonaro não possui fazendas em seu nome, mas sua conexão com o meio rural remonta a 1966, quando a família se estabeleceu em El Dorado, no Vale do Ribeira. Nesse período, residiram em uma fazenda onde o pai de Bolsonaro desempenhava o papel de caseiro. Recentemente, ao revisitar a fazenda chamada Kirongozi, preservada até os dias de hoje, o presidente recordou os tempos antigos, relembrando sua experiência ao dirigir um trator há mais de 50 anos.

O lado rural dos políticos brasileiros: conheça suas fazendas
Foto: Divulgação

Em agosto de 2023, o presidente Jair Bolsonaro retornou ao sítio onde viveu durante a adolescência. Em uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, o presidente, juntamente com sua equipe, percorreu a fazenda por quase uma hora na companhia do atual proprietário. Durante a visita, Bolsonaro reencontrou um trator antigo utilizado na época em que morava no local com seus pais e irmãos.

Foto: Divulgação

Ao longo da transmissão, que teve duração de 48 minutos, Bolsonaro apresentou os diferentes cômodos da casa onde morou e compartilhou histórias de sua adolescência. Ele destacou que seu pai administrava a fazenda por três anos, caracterizando-a como uma forma de agricultura de pecuária de subsistência. Entre as reminiscências, o presidente divertiu-se ao mencionar as dificuldades enfrentadas devido à fila para o único banheiro da casa, causada pela convivência de oito pessoas no local.

Foto: Divulgação

A propriedade de aproximadamente 260 hectares pertence a Jorge Alves Lima, antigo empregador do pai de Bolsonaro, que atuava como administrador da fazenda. Na residência, moravam os pais do presidente, ele próprio com 15 anos na época, e seus cinco irmãos.

Lula

No caso de Lula, diversas controvérsias e notícias falsas circulam em torno dele. Já foram divulgados vários vídeos e matérias sobre supostas fazendas repletas de gado, alegadamente pertencentes a ele e seus filhos. Um desses vídeos, que aparentemente mostra 40 mil bois, incluindo a fazenda do filho do ex-presidente, conhecido como Lulinha, alcançou mais de um milhão de visualizações em redes sociais desde janeiro de 2020.

Contudo, ao analisar atentamente o conteúdo, nota-se que o primeiro trecho do vídeo não se trata de bois, mas sim de uma criação de ovelhas. De longe, podem até parecer gado nelore, devido à coloração branca, mas uma observação mais detalhada revela claramente que são ovelhas. Segundo informações de um portal de notícias, o vídeo mostra, na verdade, 30 mil ovelhas doadas pela Mongólia para a China.

fazendas
Foto: Divulgação

Quanto ao segundo vídeo, que viralizou ao supostamente mostrar uma fila de caminhões esperando para transportar o rebanho, trata-se de um vídeo do YouTube com data de 24 de agosto de 2017, sem mais detalhes. Portanto, esses vídeos não têm relação com Lula ou suas propriedades.

Apesar das alegações de envolvimento de Lula e seus filhos com fazendas e gado, a assessoria do ex-presidente afirmou que nenhum de seus filhos é proprietário de propriedades rurais ou cabeças de gado. Contudo, as controvérsias persistem, e a verdade sobre essas alegações pode demorar a ser esclarecida.

Eunício de Oliveira

Em um contexto mais amplo,destaca-se o ex-presidente do Senado, Eunício de Oliveira, como um dos maiores fazendeiros na política. Com uma fortuna declarada de 99 milhões de reais, ele possui 79 propriedades rurais em Goiás, incluindo a Santa Mônica Agropecuária, avaliada em 11,5 milhões de reais, e outras 13 fazendas.

fazendas

Todas essas terras estão concentradas em um complexo fundiário denominado Santa Mônica, localizado a cerca de 100 km de Brasília. O local já foi alvo de polêmicas, como ocupações do MST, destacando a complexidade das relações entre política e propriedades rurais.

Foto: Reprodução – MST ocupa sede da fazenda do senador Eunício de Oliveira

Os políticos brasileiros são conhecidos por suas carreiras públicas, mas muitos deles também têm um lado rural que nem sempre é divulgado. Eles possuem fazendas em diferentes regiões do país, onde cultivam diversas culturas e criam animais. Algumas dessas propriedades são verdadeiros impérios agropecuários, que geram renda e empregos para milhares de pessoas. Outras são mais modestas, mas não menos importantes para a economia e o meio ambiente.

Afinal, o lado rural dos políticos brasileiros é uma parte importante de sua história, de sua identidade e de sua visão de mundo. Conhecer suas fazendas é uma forma de entender melhor quem são eles, o que pensam e o que querem para o Brasil.

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

Vídeo mostra onde Bolsonaro criava Nelore, conheça

Crise na agropecuária tocantinense: o que fazer quando a produção é afetada pela seca?

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM