O que pesa mais no custo de produção do confinamento?

O que pesa mais no custo de produção do confinamento?

PARTILHAR
boitel confinamento VFL
Confinamento e Boitel VFL BRASIL. Foto: Marcella Frade

O cálculo e acompanhamento do custo de produção deve ser parte da rotina dos gestores em pecuária de corte. Vamos aos custos!

E o acompanhamento dos custos se torna mais relevante em atividades produtivas intensivas como é o caso de bovinos confinados.Desta forma, além de analisar o custo de produção é necessário identificar os insumos que mais impactam nos custos totais de produção.

A análise de elasticidade expressa uma relação entre duas variáveis funcionais inter-relacionadas, portanto, a elasticidade mensura a resposta proporcional de uma variável com respeito a mudança em outras. Essa análise, por exemplo, possibilita elucidar quais insumos produtivos ou indicadores zootécnicos impactam no custo de produção.

O objetivo deste estudo foi analisar a influência dos principais itens de custo e do desempenho zootécnico no custo total de produção na atividade de bovinos de corte em confinamento no estado de São Paulo.

Utilizou-se modelo matemático de cálculo de custo da produção de bovinos confinados, o qual considerou todos os itens de custo, conforme a Teoria Econômica.

A alocação dos custos foi feita segundo o volume produzido:

  • Custos variáveis (aquisição de animais, alimentação, manejo sanitário, manejo de identificação, outros custos variáveis e impostos variáveis);
  • Custos semifixos (energia elétrica, telefonia e combustíveis);
  • Custos fixos (mão de obra, depreciações e manutenções); e
  • Renda dos fatores (remuneração da terra, do capital de giro e imobilizado)

A propriedade representativa foi delineada com capacidade de abate de 27 mil animais ao ano (CSP) a partir de levantamento feito a campo em SP com confinadores. Os preços dos itens que compõe a atividade foram levantados em abril de 2019 pelo LAE/FMVZ/USP.

Os resultados de custos demonstram que custo variável da atividade de bovinos confinados representou, em média, 93,7% dos custos totais, sendo que os insumos que mais oneraram foram: animais de reposição e alimentação, respectivamente.

divisao-de-custos-no-confinamento
Fonte Compre Rural

A análise de elasticidade revelou que ao aumento de 1% no custo de aquisição dos animais e alimentação refletiu em 0,68% e 0,22%, nesta ordem, no custo total (Tabela 1).

Tabela 1. Elasticidade de preços e de desempenho zootécnico do custo total da propriedade representativa de São Paulo: porcentagem de mudança no custo por incremento de 1% nos preços e indicadores zootécnicos.

Foi feito também a simulação de variação da taxa de juros da Selic, já que parte do capital imobilizado é remunerado por essa taxa, e encontrou-se que ao aumento de 1% da Selic os custos aumentam na grandeza de 0,01% (Gráfico 1).

Em relação aos dados zootécnicos o aumento de 1% no peso final ou no rendimento de carcaça refletiu em -0,98% e -0,98% no custo total, respectivamente. Ou seja, ao se melhorar o desempenho animal reduz diretamente os custos de produção. Isto é, mantendo todas as demais variáveis do sistema produtivo inalterado.

Ao se melhorar o desempenho animal reduz diretamente os custos de produção.

A Figura a seguir apresenta a elasticidade de preços e de desempenho zootécnico e custo total por arroba de boi gordo da propriedade representativa de São Paulo

custo-produo-bovinos-3 (1)
C1 – Base: cenário de custo total calculado e divulgado no informativo nº 23 para abril de 2019; C2 – Reposição: cenário de aumento de preço para aquisição de animais para a engorda; C3 – Alimentação: cenário para aumento de preços da dieta alimentar dos animais em confinamento; C4 – Taxa Selic: cenário para aumento da taxa de juros básica da economia; C5 – Rend. Carcaça: cenário de aumento de rendimento de carcaça dos animais abatidos em 1%; C6 – PV Final: cenário para aumento do peso vivo final dos animais em 1%.

Conclui-se que o preço de aquisição de animais para a atividade de confinamento está inter-relacionado com o custo total e, ainda, o aumento do peso de abate e rendimento de carcaça apresentaram relação direta com a redução dos custos totais.

Compre Rural com informações do Farm News

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com