
Zelenskiy disse que a Ucrânia estava trabalhando “diretamente” com o secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre o assunto
A Ucrânia está mantendo conversações com a Turquia e a Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir a exportação de grãos a partir de portos ucranianos, disse nesta segunda-feira o presidente Volodymyr Zelenskiy.
“Na verdade, estão acontecendo conversações agora com a Turquia e a ONU (e) nossos representantes que são responsáveis pela segurança dos grãos que saem de nossos portos”, disse Zelenskiy em entrevista coletiva ao lado da primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson.
“É muito importante que alguém garanta a segurança dos navios para este ou aquele país, com exceção da Rússia, na qual não confiamos. Portanto, precisamos de segurança para aqueles navios que virão para cá para carregar alimentos”.
Zelenskiy disse que a Ucrânia estava trabalhando “diretamente” com o secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre o assunto e que a organização estava “desempenhando um papel de liderança, não como moderadora”.
- Dívidas no campo: inadimplência rural chega a 7,9% e preocupa produtores
- A verdade sobre o Plano Safra que o governo esconde atrás do “recorde anunciado”
- Plano Safra e Funcafé: momento de atenção e estratégia para o cafeicultor brasileiro
- Chegada do inverno no Brasil coloca bovinocultores em alerta
- Proposta do Governo de taxar LCIs e LCAs pode encarecer o crédito rural e afetar o preço dos alimentos
Reportagens têm sugerido nas últimas semanas que tais conversações seriam realizadas em breve na Turquia.
A Ucrânia, um dos principais exportadores mundiais de grãos, acusa a Rússia de bloquear o movimento de seus navios, e Zelenskiy disse que 22 milhões de toneladas de grãos estavam paradas no momento, com uma nova safra de cerca de 60 milhões de toneladas prevista ainda para este ano.
A Rússia nega estar bloqueando qualquer embarque de grãos e diz que a Ucrânia é culpada pela falta de movimento em seus portos.
A Ucrânia também acusou a Rússia de roubar grãos de seus armazéns e retirá-los do país — seja para áreas ocupadas pela Rússia, para a própria Rússia ou para outros países.
Uma autoridade turca disse nesta segunda-feira que a Turquia havia parado um navio de carga de bandeira russa ao largo de sua costa do Mar Negro e estava investigando uma reivindicação ucraniana de que estava transportando grãos roubados.
Fonte: Reuters