Foram apreendidos de 5.236 litros e 1.599,80 quilos de defensivos irregulares, 62 unidades de embalagens vazias de produtos sem registro.
Os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Justiça e Segurança Pública (MJ) realizaram durante esta semana as operações Ronda Agro e Hórus no estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo da ação foi coibir o comércio e o uso de defensivos agrícolas irregulares com princípios ativos proibidos no Brasil e produtos contrabandeados dos países vizinhos.
A operação conjunta resultou na apreensão de 5.236 litros e 1.599,80 quilos de defensivos irregulares, 62 unidades de embalagens vazias de produtos sem registro no Brasil, além da fiscalização de 258 veículos em rodovia e 112 propriedades rurais.
Auditores fiscais federais agropecuários do Mapa e fiscais da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) lavraram 13 e 32 autos de infração respectivamente, totalizando 45 autuações realizadas. Ao todo 823,95 quilos de produtos apreendidos nessa operação serão destinados para destruição.
Segundo o Superintendência Federal de Agricultura do MS, Celso Martins, foi registrado um aumento das apreensões de agrotóxicos irregulares no estado nos últimos anos.
- Brasil bate recorde de bilionários e patrimônio salta quase 40%, aponta ranking global da Forbes
- Diesel vira motivo de alerta no agro e conflito no Oriente Médio acende preocupação no Brasil
- Brasil e China anunciam fábrica de tratores para agricultura familiar com apoio do MST; veja onde
- Zé Trovão propõe quatro medidas para conter crise do diesel e evitar desabastecimento no Brasil
- Governo pede ao Cade para investigar aumento dos combustíveis
Participaram das operações oito equipes de fiscalização, compostas pela Iagro, Polícia Militar (DOF, PRE e Batalhão de Choque), Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e auditores fiscais federais agropecuários lotados nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Brasília, além de auditores que atuam na Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).
“Essa foi a primeira ação nacional conjunta entre o Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira) e o Programa Nacional de Segurança de Fronteiras e Divisas (Vigia), marcando a importância da cooperação entre esses órgãos para a consecução de seus objetivos institucionais em benefício da sociedade”, destacou o auditor fiscal federal agropecuário Marcos Eielson de Sá.
Fonte: MAPA