Operando ao contrário de MG, em SP frango vivo sofre baixa de preço

Com essa baixa, a cotação do frango paulista volta a se igualar à de Minas Gerais, onde as condições de mercado são absolutamente opostas.

Ontem (5) em São Paulo, às vésperas de completar 10 semanas contínuas de cotação estável, mas vindo operando em mercado totalmente fragilizado, o frango vivo negociado no interior de São Paulo sofreu baixa de 10 centavos, sendo comercializado por R$5,40/kg.

Com essa baixa, a cotação do frango paulista volta a se igualar à de Minas Gerais, onde as condições de mercado são absolutamente opostas e a comercialização se desenvolve em ambiente firme. Portanto, dado o período do mês, com perspectiva de novas altas, como já ocorreu na semana passada (ou seja, em ocasião incomum, quase no final de novembro).

Obviamente, o momento atual – de chegada dos salários ao mercado – deveria beneficiar também o produto de São Paulo. Mas parece estar claro que os abatedouros locais ou atingiram a autossuficiência na produção ou não se dispõem a correr riscos, já que o frango abatido continua sem obter o desempenho comercial esperado para esta época do ano.

Comparativamente aos valores vigentes um ano atrás, nesta mesma data, a atual cotação de São Paulo apresenta aumento de 8%, enquanto em Minas Gerais esse acréscimo chega a 20% (porque, em dezembro de 2021, a situação em Minas era pior que a de São Paulo). Mas, esses índices ainda recuarão nas duas praças se mantidas as cotações atuais pelo restante do mês.

Sob esse aspecto, conta-se que – pelo menos – o mercado apresente desempenho similar ao de dezembro de 2021. Pois então, após sofrer fortíssimas baixas no mês de novembro (quase 10% a menos em São Paulo; perto de 15% em Minas Gerais), o preço do frango vivo estabilizou-se entre os paulistas, enquanto entre os mineiros encerrou o exercício em ligeira alta.

Fonte: Avisite

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM