Panorama da colheita do milho de verão e semeadura da segunda safra

Panorama da colheita do milho de verão e semeadura da segunda safra

PARTILHAR
lavoura-de-milho-nascendo
Foto: Coimbra Martins Netto @coimbra0707

Até o dia 28 de janeiro, 5% da área de milho de primeira safra ou milho de verão foi colhida no Paraná, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral). 

Com relação às lavouras, 78% estão em boas condições, 21% em condições medianas e 1% em condições ruins. 

Devido à falta de chuvas no estado no final de 2018 e começo deste ano, a produtividade média neste ciclo foi revisada de 9.109 quilos por hectare para 8.707 quilos por hectare, uma redução de 4,4%. 

Com relação à segunda safra, 30% da área foi semeada até então no Paraná. Os trabalhos estão adiantados em relação à safra passada, quando apenas 1% da área havia sido semeada até o final de janeiro.

Com relação à situação das lavouras de segunda safra, 100% estão em boas condições. 

As estimativas do Deral são de uma produtividade média de 5.787 quilos por hectare, 33,2% acima do rendimento médio do ciclo passado. Além disso, a área semeada de milho deverá crescer 3,8% na temporada atual, frente à passada.

A produção paranaense de milho “safrinha” 2018/19 está estimada em 12,68 milhões de toneladas, 38,8% maior que o colhido em 2017/18.

Fonte: Scot Consultoria

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com