Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Pecuária brasileira perde fundador do Nelore Di Genio

Fundador do grupo educacional Unip/Objetivo, João Carlos Di Genio também era conhecido pelo amor a pecuária, principalmente pela Raça Nelore

João Carlos di Genio, fundador de um dos maiores grupos de educação privada no país, o Unip/Objetivo, morreu de causas naturais no último sábado (12), aos 82 anos, em sua casa no bairro paulistano dos Jardins. Di Genio, que faria 83 anos no próximo dia 27, deixou esposa e três filhos adolescentes. Ele será velado no centro da capital paulista.

Em 2021, Di Genio apareceu no ranking da Forbes como o bilionário brasileiro com a maior fortuna no setor de educação, com um patrimônio avaliado em R$ 7 bilhões. Filho de imigrantes italianos, o empresário nasceu na capital paulista em 1939. Seu primeiro empreendimento foi lançado em 1965, quando se juntou a Drauzio Varella e aos médicos Roger Patti e Tadasi Itto para fundar um curso preparatório para estudantes de medicina na região central da cidade.

Pai de três filhos, Di Genio também possuía negócios no ramo agropecuário. Foi criador de animais da raça Nelore em suas fazendas: a Fazenda Di Genio (Pereira Barreto SP), a Fazenda Aimoré (Juti MS), a Fazenda Águas Claras (Iguatemi MS), a Fazenda Maruins e Santa Maria, ambas em Machadinho d’Oeste RO.

Fazenda Di Genio – Pereira Barreto – SP

Fazendas do grupo Di Genio

  • Fazenda Di Genio
    • Localizada no município de Pereira Barreto (SP).
    • Atualmente sedia o rebanho Nelore PO Elite
  • Fazenda Águas Claras
    • Localizada no município de Iguatemi (MS).
    • Sistemas de recria e engorda com base no sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP)
  • Fazenda Aimoré
    • Localizada no município de Juti (MS).
    • Atividades de cria e de seleção do Nelore PO a campo com base no sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP)
  • Fazenda Maruins e Santa Maria
    • Localizada no município de Machadinho d’Oeste (RO).
    • As duas fazendas trabalham com recria e engorda.

João Carlos Di Genio

João Carlos Di Genio

Oriundo de uma família com tradição na pecuária, o empresário João Carlos Di Genio deu início às atividades no setor ao receber algumas terras de herança e adquirir as suas próprias fazendas há mais de 40 anos, na década de 1960. Assim surgiu o Nelore DI GENIO, trabalhando com gado de corte, com cria, recria e engorda. Paralelamente, o criatório deu iniciou aos trabalhos de seleção e melhoramento genético dos animais, utilizando técnicas como a Fertilização in Vitro (FIV), a Transferência de Embriões (TE) e a Inseminação Artificial (IA), multiplicando o gado buscando o lado produtivo, a participação em provas e a funcionalidade.

di genio - nelore produtivo
Foto: Divulgação

Marca reconhecida na produção de touros eficientes, frutos de acasalamentos direcionados e de seleções que identificam promessas da raça, o Nelore DI GENIO também investe em um ótimo manejo e ambiente tranquilo e saudável em todos os espaços do criatório. Com forte pressão de seleção em fertilidade e habilidade materna nas fêmeas e circunferência escrotal nos machos, a Genética DI GENIO mantém reprodutores em todas as principais centrais de inseminação do Brasil, a exemplo do touro LANDAU DA DI GENIO, em coleta na CRV Lagoa, e do LOGAN DA DI GENIO, na Alta Genetics, dois dos maiores produtores de sêmen do País.

landau-da-di-genio
Foto: JM Matos

Nelore DI GENIO: Genética de altíssima qualidade

Produzir touros melhoradores apartados a dedo, com Circunferência Escrotal (CE) excepcional e excelente pedigree, prontos para melhorar os rebanhos dos clientes e fazer bezerro de cabeceira em todos os plantéis do Brasil. Esse sempre foi o grande objetivo do Nelore DI GENIO, referência em seleção e melhoramento da raça, que mantém reprodutores nas principais centrais de inseminação do País.

O touro de maior expressão do criatório sem dúvidas foi Landau da Di Genio, o reprodutor foi protagonista de uma das maiores ralis já registrados em leilões agropecuários do país. Depois de uma intensa disputa de quase trinta minutos, com lances vindos de todos os cantos do País, o touro foi vendido em 50% para o pecuarista do Rio de Janeiro, Amândio Salomão, por R$ 1.260.000,00. A venda foi concretizada durante o leilão Elo de Raça realizado 29 de abril de 2018, na Chácara Mata Velha, em Uberaba/MG, durante a ExpoZebu.

A exemplo de um dos grandes expoentes da pecuária brasileira, LANDAU DA DI GENIO, outros dois touros do criatório já estão se provando como destaques: LANCHUDO e LOGAN. Frutos da excelente safra de 2013, os animais estão em coleta na CRV Lagoa e na Alta, respectivamente.

Campeão da tradicional Prova de Ganho em Peso (PGP) do Nelore DI GENIO, LANCHUDO DA DI GENIO alia características econômicas com excelente beleza racial. No PMGZ/Geneplus, registra números como iABCZ 26.89, Top 1% e índice de consanguinidade (F) 0,0%, e possui régua de DEP muito boa para desempenho e peso. “O LANCHUDO é um animal jovem, já vem produzindo excelentes bezerros, que mostram muito bem o que é essa genética, essa carcaça, musculatura e ganho de peso. É um touro que traz muitas das características econômicas que a gente vem buscando hoje para uma pecuária de corte eficiente”, destaca Antonio Aurico, Gerente do Nelore DI GENIO.

O Compre Rural se solidariza com a família do pecuarista João Carlos Di Genio e agradece por toda a sua contribuição com a Pecuária Nacional.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM