
‘Grande perigo’: Inmet emite alerta de temperatura extrema para 263 cidades; Maioria dos municípios afetados são do estado do Mato Grosso, mas localidades em Rondônia, Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul também serão atingidas. Veja previsão para final de semana
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de temperaturas extremas (“grande perigo”) para 263 cidades do país, a maioria delas concentradas no estado do Mato Grosso, além de outras em Rondônia, Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul. O órgão ainda afirma que outros estados do país estão sob alerta de “perigo”: Acre, Amazonas, Minas Gerais e São Paulo.
O aviso vale das 18h01 desta sexta-feira (20) até as 18h da próxima segunda (23). Estão incluídas áreas do Pará, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. As temperaturas nessas localidades devem ficar 5 °C acima da média por mais de cinco dias consecutivos, trazendo riscos à saúde de pessoas e animais.
O Instituto de Meteorologia Nacional (Inmet) emitiu um alerta por conta da onda de calor, que representa risco à saúde por poder elevar a temperatura 5°C acima do esperado para essa época do ano. O aviso do Inmet tem validade até o domingo.
A faixa de calor mais intenso neste fim de semana se estende desde a região central do Mato Grosso, passa pelo Tocantins, e chega à região Nordeste. As temperaturas elevadas também serão sentidas em Palmas e Teresina (38°C de máxima). Das demais capitais da região, no entanto, apenas Salvador (31°C) e São Luís (33°C) também superam a marca dos 30°C no sábado. No domingo, Teresina pode marcar 37°C.
No Sudeste, o tempo abafado vem acompanhado de pancadas de chuvas que devem continuar ao longo do final de semana. Na cidade do Rio, as máximas não passam dos 25°C, ficando acima apenas de Florianópolis (22°C) e Curitiba (21°C), na região Sul, e de São Paulo (21°C). Todas estas capitais deverão ter céu nublado e chuva fraca ao longo de todo o sábado, com pancadas de chuvas durante o dia.
Em Cuiabá, a máxima pode chegar aos 44°C, mas há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. Em Campo Grande a chuva vem com mais intensidade e acompanhada de raios, mas as máximas não superam os 35°C. A previsão é a mesma para Goiânia, que terá máxima de 36°C, e para Brasília, com máxima de 31°C.
Na região Norte, as temperaturas serão altas em todas as capitais. No sábado, Macapá, com máxima de 34°C, Belém e Rio Branco, 35°C, serão as cidades em que o calor será menos intenso. Boa Vista pode registrar 37°C no domingo.

Fim de semana com muito calor em todo o País
Confira as áreas incluídas no alerta da onda de calor por estado
Mato Grosso
- centro-sul
- nordeste
- norte
- sudeste
- sudoeste
Mato Grosso do Sul
- leste
- centro-norte
- Pantanal
- sudoeste
Rondônia
- leste
- Madeira-Guaporé
Pará
- sudoeste
- sudeste
Tocantins
- porção ocidental
Goiás
- norte
- sul
- noroeste
- centro
Conheça a raça Onagadori, a lendária galinha com a maior cauda do mundo
Com origem secular no Japão, a raça Onagadori intriga o mundo com sua aparência exótica, manejo desafiador e status de tesouro vivo. Descubra por que ela é considerada a galinha mais rara e fascinante do planeta.
Continue Reading Conheça a raça Onagadori, a lendária galinha com a maior cauda do mundo
Novo equipamento moderniza embarque de gado vivo no Porto de Rio Grande
O equipamento — um brete de contenção e condução — foi projetado com foco na melhoria do fluxo durante o embarque de gado vivo e outros animais no Porto de Rio Grande.
Continue Reading Novo equipamento moderniza embarque de gado vivo no Porto de Rio Grande
Dólar inicia mês em baixa com chances de negociação entre EUA e China
O dólar comercial encerrou esta sexta-feira (2) vendido a R$ 5,654, com queda de R$ 0,023 (-0,41%).
Continue Reading Dólar inicia mês em baixa com chances de negociação entre EUA e China
Conheça a raça de porco mais pesada do mundo, a gigante da suinocultura
Criado nos Estados Unidos no século XIX, o Poland China é resultado de cruzamentos entre linhagens chinesas e europeias, e detém o recorde do maior peso já registrado em um suíno.
Continue Reading Conheça a raça de porco mais pesada do mundo, a gigante da suinocultura
Onça é tudo igual? Especialista explica a diferença entre pintada, parda e preta
O médico veterinário e pesquisador Joares May explicou as principais diferenças entre as onças-pintadas, pardas e pretas.
Continue Reading Onça é tudo igual? Especialista explica a diferença entre pintada, parda e preta
Geada no campo: técnica de congelamento protege pomares do frio intenso
Segundo estudos da Embrapa, perdas causadas por geadas chegam a comprometer até 70% da produção em determinadas regiões, quando não há proteção adequada
Continue Reading Geada no campo: técnica de congelamento protege pomares do frio intenso