Perigo: Região vai receber mais de 200 mm de chuva; Veja onde

A semana começa com destaque e alerta para a circulação de ventos e atuação de cavado, estimulando ainda muitas nuvens carregadas sobre parte do Sul do país, com risco de temporal e chuvas acumuladas de mais de 200 mm; Veja onde

A semana começa com destaque para a circulação de ventos e atuação de cavado, estimulando ainda muitas nuvens carregadas sobre parte do Sul do país, com risco de temporal em Santa Catarina e na metade norte do Rio Grande do Sul. O INMET definiu o grau de severidade como perigo, inclusive com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Os volumes podem variar entre 30 e 100 milímetros, e as rajadas de vento podem alcançar até 100km/h.

A atuação do bloqueio atmosférico ainda impede o avanço de frentes frias e de instabilidades sobre a maior parte do interior do Brasil. As temperaturas devem seguir ainda acima da média, muito sol e calor e ar seco. A ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) deve manter a entrada de umidade em áreas do Norte do Brasil e costa norte do Nordeste. 

Risco alto: Ciclone extratropical e chuvas pesadas

Segundo o Portal Tempo, através da Meteored, até o domingo (16) à noite, a chuva já terá se espalhado por todo o Rio Grande do Sul com acumulados que podem chegar aos 120 milímetros no noroeste gaúcho, não se descartando o potencial para eventuais transtornos relacionados a alagamentos.

Além do rio atmosférico e das instabilidades concentradas sobre o Sul do país no fim de semana, em que a chuva pode avançar não só pelo Rio Grande do Sul, como alcançar partes de Santa Catarina também, existe uma chance para a formação de um ciclone extratropical.

Com o processo de formação deste ciclone, as chuvas podem se intensificar ainda mais no começo da semana que vem, e o volume de precipitação vai aumentar até meados da semana.

São esperados mais de 200 milímetros sobre áreas da metade norte do Rio Grande do Sul, mais de 120 milímetros sobre a capital gaúcha e mais de 120 milímetros também sobre o extremo oeste de Santa Catarina. Vale lembrar que o acumulado total é somatório desde hoje até a quarta-feira (19) à noite.

Na metade sul gaúca também tem previsão de chuva, inclusive com risco de tempestade, mas os acumulados serão menores e o potencial para alagamentos também menor. Enquanto isso, entre o norte catarinense e o estado do Paraná, o tempo firme deve predominar por enquanto sob efeito da massa de ar seco e quente.

Volume de chuva pode chegar aos 200 milímetros em 5 dias no norte do Rio Grande do Sul. Há potencial para transtornos a partir deste fim de semana.

ClimaTempo: Temporais ganham força no RS e bloqueio segue no interior do BR

Região Sul

Segunda-feira com o céu encoberto, nublado, condição de temporal na Grande Porto Alegre e chuva que pode acontecer com força de forma volumosa até com situação de perigo no noroeste do Rio Grande do Sul. A infiltração marítima, circulação de ventos e atuação de cavados meteorológicos vão estimular muitas nuvens carregadas até mesmo entre o oeste de Santa Catarina e o extremo sul do estado. Os municípios mais próximos ao Rio Grande do Sul, como Serra e Vale, podem receber volumes altos. Só não deve chover, mas o céu fica em coberto e com chance para garoa entre Uruguaiana e a região de Rio Grande. Já o Paraná ainda segue sobre influência do ar mais seco. Até tem condição para um pouco de chuva em Foz de Iguaçu, mas Curitiba, todo litoral paranaense, cidades como Maringá e Londrina seguem com destaque para temperatura acima da média, para muito sol e calor.

Região Sudeste

O amanhecer ainda pode começar com temperaturas mais amenas em algumas áreas do Sudeste do país, mas a amplitude térmica segue grande. Em Vitória, nas primeiras horas do dia, podemos ter condição para névoa e para nevoeiro. Não tem expectativa de chuva na maior parte da Região, somente o Vale do Jequitinhonha em Minas, que pode receber pancadas rápidas devido à umidade que vem da Bahia. Mas até mesmo o Belo Horizonte segue com ar bem seco e o destaque é a qualidade do ar prejudicada. Em São Paulo, no interior paulista, a umidade tende a ficar em alerta durante as horas mais quentes do dia.

Região Centro-Oeste

Ainda com a atuação do bloqueio atmosférico, teremos um começo de semana sem grandes mudanças nas condições de tempo em todo o centro-oeste do país. Dia de sol, com pouca nebulosidade, ar bem seco. Mais seco e temperaturas acima da média. Ainda vamos seguir com destaque para muito calor e máximas até acima de 34 graus em mato grosso. Durante as horas em que o sol predomina com força, tem atenção voltada para focos de queimadas que podem aumentar principalmente sobre a região do Pantanal. Não tem previsão de chuva.

Região Nordeste

O interior da região segue com destaque para o ar mais seco e para a qualidade do ar ainda prejudicada. As temperaturas devem se manter mais altas entre o oeste da Bahia e o sul do Maranhão. Só que a infiltração marítima ainda estimula muitas nuvens carregadas no litoral norte da Bahia, em Salvador e em Aracaju. A condição é de céu, mas é encoberto com chuva em vários momentos e o mar ainda deve seguir agitado na costa leste nordestina. Só que a condição de chuva forte diminui em Natal e João Pessoa. Só com possibilidade para uma chuva mais rápida. O sol aparece e. Deve chover a tarde de maneira mais isolada em Fortaleza. Já São Luís no Maranhão ainda fica em atenção para pancadas que, pontualmente, podem vir com força.

Região Norte

A faixa sul da Região Norte do país ainda deve seguir com influência do ar mais seco. A segunda-feira vai ser marcada por sol, pouca nebulosidade e tempo firme, desde Rio Branco, no Acre, até o sul do Pará. O Tocantins ainda continua com alerta para baixa umidade do ar e Palmas pode ter calor acima de 34 graus. Agora, destaque para a umidade alta sobre a faixa norte da região. Devido à atuação da ZCIT, estimulando muitas nuvens carregadas, ainda temos condição para chuva forte entre o leste e norte do Amapá e risco de temporal em Roraima e no interior do Amazonas.

Embaixador, Comandante, JBJ e Lelo Freitas ofertam embrião da melhor Shining Spark do Brasil

Evento de luxo no Palácio Tangará, em São Paulo, Leilão Haras Frange vai reunir genética de ponta com oportunidades raras, estrelas do mundo equestre e disputas históricas; um dos convidados é Gusttavo Lima, o Embaixador, recém criador da raça Quarto de Milha

Continue Reading Embaixador, Comandante, JBJ e Lelo Freitas ofertam embrião da melhor Shining Spark do Brasil

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM