PIB do Agronegócio cresceu 8,48% de janeiro a agosto

O crescimento do PIB agropecuário é atribuído à safra recorde de grãos 2019/20 e à forte alta dos preços agropecuários, tanto no mercado interno quanto externo!

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro acumula alta de 8,48% de janeiro a agosto em comparação com o mesmo período de 2019, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em nota divulgada nesta quinta-feira. Especificamente em agosto igual mês do ano passado, o avanço foi de 1,65%. O cálculo é feito pelo Cepea / Esalq-USP em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O crescimento do PIB agropecuário é atribuído à safra recorde de grãos 2019/20 e à forte alta dos preços agropecuários – resultado do reforço na demanda, tanto interna quanto externa, e do câmbio favorável. 

Os segmentos primário e de agrosserviços foram os de maior destaque no ano, com alta, respectivamente, de 23,03% e 7,28%, diz o centro de estudos. Já a agroindústria foi o setor mais afetado pela pandemia de covid-19. Com recuos em abril e maio, este indicador vem se recuperando de junho e, até agosto, apresenta 0,9% de desempenho negativo.

“É importante ressaltar que as dificuldades para o crescimento do PIB agroindustrial se relacionam sobretudo às atividades de base agrícola”, cita o Cepea, que continua: “A agroindústria da pecuária, por sua vez, tem apresentado crescimento no período, impulsionada pelos maiores preços das carnes e dos laticínios frente a 2019. “

Pesquisadores do Cepea concluem que, de modo geral, apesar de uma pandemia ter afetado negativamente o agronegócio em diferentes momentos do ano e particularmente setores específicos – como hortícolas, flores e leite e diversas agroindústrias -, o desempenho geral do PIB tem se suficientemente favorável .

Fonte: Globo Rural

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM