Ponte desaba entre Tocantins e Maranhão, antes do desabamento, o vereador Elias Júnior gravava um vídeo destacando as rachaduras visíveis na entrada da ponte; Até o momento duas mortes confirmadas; vídeos mostram momento do colapso.
A Ponte Juscelino Kubitschek (Ponte JK), que liga Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA), desabou na tarde de domingo (22), provocando uma tragédia com duas mortes confirmadas e seis desaparecidos. O acidente ocorreu enquanto o vereador Elias Júnior, de Aguiarnópolis, gravava um vídeo denunciando rachaduras e a má conservação da estrutura.
O desabamento deixou pelo menos 11 pessoas feridas e causou a queda de caminhões, carros e motocicletas no Rio Tocantins, que tem cerca de 30 metros de profundidade e fortes correntezas, dificultando as operações de resgate. Entre os mortos estão uma jovem de 25 anos e um homem de 42 anos.
Seis pessoas seguem desaparecidas, incluindo uma mulher e uma criança que estavam em um carro. O homem que estava com elas foi resgatado e está hospitalizado, fora de perigo.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, lamentou o ocorrido e afirmou que as prioridades são cuidar das vítimas e oferecer apoio às famílias atingidas. Ele também acionou o ministro dos Transportes, Renan Filho, para coordenação de ações emergenciais.
Causas e investigação
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o desabamento ocorreu devido ao colapso do vão central da ponte, mas as causas ainda serão investigadas. A ponte foi inaugurada em 1960 e possuía 533 metros de extensão, sendo uma ligação essencial para o transporte entre os estados do Tocantins e Maranhão.
A estrutura foi completamente interditada e, segundo o DNIT, os motoristas devem utilizar rotas alternativas até que soluções emergenciais sejam definidas.
Perigos adicionais: caminhão com ácido sulfúrico
Um dos caminhões que caiu no rio transportava ácido sulfúrico, o que representa um grande risco ambiental e operacional. Parte do produto químico está vazando, e, por segurança, as buscas subaquáticas foram suspensas temporariamente. Apenas as buscas na superfície continuam, com o auxílio de embarcações do Corpo de Bombeiros de Tocantins e do Maranhão.
Relato de negligência e momento em que ponte desaba
Antes do desabamento, o vereador Elias Júnior gravava um vídeo destacando as rachaduras visíveis na entrada da ponte. No momento do colapso, o vídeo capturou o desmoronamento, evidenciando a precariedade da estrutura.
Ações de resgate e apoio
Equipes do Corpo de Bombeiros de Tocantins, incluindo mergulhadores vindos de Palmas, estão atuando no local. A Defesa Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também estão mobilizadas, mas as condições do rio dificultam o trabalho.
O Corpo de Bombeiros estima que cinco veículos ainda estejam submersos, incluindo os caminhões e o carro da família desaparecida.
Ponte desaba e causa impacto na logística
A Ponte JK, localizada na BR-226, é uma via estratégica para o transporte de mercadorias entre os estados do Tocantins e Maranhão. Sua interdição total deve provocar grandes prejuízos logísticos, obrigando motoristas a utilizarem rotas mais longas, como as indicadas pelo DNIT:
- No Tocantins: de Darcinópolis para Luzinópolis, seguindo pela BR-230 até São Bento, e depois rumo a Axixá e Imperatriz (MA).
- No Maranhão: pela BR-226 até Porto Franco, e depois pela BR-010 até Imperatriz.
O que esperar
A tragédia acendeu um alerta sobre a necessidade de inspeções e manutenção em pontes e viadutos no Brasil. O desabamento da Ponte JK será investigado para identificar as responsabilidades e garantir que tragédias similares sejam evitadas. Enquanto isso, as operações de busca e resgate continuam, com esperança de encontrar os desaparecidos.
Assista abaixo ao vídeo que capturou o momento do desabamento e entenda a dimensão do ocorrido.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
ALERTA: Mudança no clima pode impactar blocos de rua no Carnaval 2026; veja a previsão
Fique alerta: a mudança no clima pode impactar blocos de rua no Carnaval 2026. Confira a previsão de temporais, calor extremo e riscos por região
GTF reforça bancabilidade e avança em nova fase de crescimento com emissão de R$ 375 milhões em CRA
A segunda emissão tem o objetivo de fortalecer a estrutura de capital da companhia, alongar seu passivo e melhorar o mix de produtos.
Inacreditável: Vídeo mostra cavalos presos em telhado no Sul de Minas; veja imagens
Cavalos ficam presos em telhado de casa em Nepomuceno (MG) após acessarem cobertura por lote vago. Veja os detalhes do resgate feito pelos Bombeiros no Sul de Minas.
Continue Reading Inacreditável: Vídeo mostra cavalos presos em telhado no Sul de Minas; veja imagens
Governo deve enviar projeto para acabar com escala 6×1, diz líder
Na mensagem enviada ao Congresso na abertura dos trabalhos legislativos, nessa segunda-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o fim da escala.
Continue Reading Governo deve enviar projeto para acabar com escala 6×1, diz líder
Peão terá que trocar o chapéu por capacete? Especialistas esclarecem e reforçam responsabilidade das fazendas
Entidades, engenheiros de segurança e análise do Compre Rural apontam que a exigência de que peão terá que trocar o chapéu por capacete não é geral, mas depende do risco da atividade — e que informação correta é essencial para evitar insegurança no campo
Morre o fundador do MST e do PT, Frei Sérgio Görgen, também ex-deputado do RS
Religioso e militante histórico da luta camponesa, Frei Sérgio Görgen teve atuação marcante na defesa da agricultura familiar, da reforma agrária e das políticas voltadas ao campo – responsável por ser o fundador do MST
Continue Reading Morre o fundador do MST e do PT, Frei Sérgio Görgen, também ex-deputado do RS





