Cresce exportação de gado vivo pelo Porto de Rio Grande, até julho deste ano, as movimentações de gado vivo já tinham atingido 120 mil cabeças, número que é 800% maior que todo o ano de 2022, informa a Portos RS.
A unidade Rio Grande da Portos RS realizou entre o final de agosto e início de setembro/23 mais duas operações de embarque de carga viva. Os carregamentos aconteceram através dos navios MV Gulf Livestock II e Anna Marra, com destino à Turquia, totalizando 26.379 cabeças. O país de destino dos animais é o maior parceiro comercial do Brasil nessa modalidade, sendo uma importante via de escoamento para a produção pecuária nacional. Confira as informações sobre exportação de gado vivo.
Apesar da grande movimentação do setor, os cuidados com o bem estar animal e a segurança com que as operações são realizadas, um movimento por parte dos ativistas segue tentando encabeçar uma proibição desse comércio no país. Diante desse cenário, é preciso que o setor se organize de formaa combater as imensas fakenews divulgadas por esses movimentos.
Segundo as informações divulgadas pela Porto RS, somente nas ultimas semanas o Porto do Rio Grande do Sul – um dos maiores operadores dessa modalidade de carga – foi responsável pelo mega embarque de mais de 26.000 bovinos.
A operação foi dividida em Gulf Livestock II, que embarcou 7.111 animais em dois dias de operação. Já o navio MV Anna Marra carregou outros 19.268 bovinos. Os carregamentos que aconteceram através dos navios MV Gulf Livestock II e Anna Marra, totalizaram 26.379 cabeças.
Conforme informado, as duas operações se somam as demais já realizadas em 2023 e que colocam o Porto do Rio Grande em destaque nesse tipo de embarque.
Até julho deste ano, informa a Portos RS, as movimentações de gado vivo já tinham atingido 120 mil cabeças, número que é 800% maior que todo o ano de 2022, quando foram embarcados 10.720 animais. O aumento está relacionado com a qualidade da raça e ao atendimento dos parâmetros sanitários.
Segundo a companhia, outro fator que contribui para esse crescimento é o fato dos países importadores não possuírem internamente fontes de proteína suficientes para alimentação da população e a opção pelo gado vivo se dá em razão de suas baixas capacidades de refrigeração. Nesse caso, o gado mais novo é exportado e termina seu desenvolvimento no país que o recebe.

Embarque de gado vivo
Cabe lembrar que toda a operação é acompanhada por auditores fiscais federais agropecuários e agentes de atividades agropecuárias de duas áreas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa: o Departamento de Saúde Animal (DSA) e a Coordenação Geral da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). Os cuidados e observação relativos ao bem-estar animal começam bem antes do embarque, ainda nos chamados Estabelecimento Pré-Embarque (EPEs), também com a supervisão da equipe.
Os EPEs são os locais onde os animais permanecem em quarentena para o cumprimento das medidas sanitárias exigidas pelos países importadores. Lá, servidores do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal (Sisa) acompanham desde a abertura da quarentena e o trato dos animais, até o encerramento, quando eles já cumpriram as exigências e estão prontos para o início da viagem.
Na chegada ao porto, outra equipe assume os trabalhos. O Vigiagro tem a função de verificar se os animais chegaram em condições para embarcar nos navios boiadeiros – construídos exclusivamente para esse fim ou adaptados para isso – e seguirem viagem para o país de destino. A viagem entre os estabelecimentos pré-embarque e o porto deve ocorre no prazo máximo de 12 horas. Já a viagem entre o Brasil e a Turquia (destino da maioria dos animais) pode durar de 18 a 20 dias.
O Código indica também condições mínimas para o bem-estar animal na exportação de gado vivo, conhecidas como as cinco liberdades: viver livre de fome, sede e desnutrição; livre de medo e angústia; livre de desconforto físico e térmico; livre de dor, lesões e doenças; e livre para manifestar o comportamento natural. O Mapa atua para que as ações de bem-estar ocorram em todas as fases desse processo. Também capacita todos os envolvidos no manejo animal.

Movimento contra a exportação
A 25ª Vara Cível de São Paulo acatou, em abril deste ano, o pedido feito via Ação Civil Pública proposta pelo Fórum Nacional de Proteção Animal para proibição da exportação de gado vivo em portos de todo o Brasil. A medida assustou o setor pecuário do país que possuí o maior rebanho comercial de bovinos do mundo e, juntos, conseguiram derrubar de forma rápida a liminar. O mercado de animais vivos é importante para o setor, principalmente em momentos de pressão negativa nos preços da arroba do boi gordo no mercado interno.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Escândalo financeiro envolvendo pecuarista e Sicoob que abalou Goiás em 2025
Investigação da Polícia Civil apontou fraudes na venda de fazendas e em operações de crédito do Sicoob, com prejuízos milionários e penas que podem superar 30 anos.
Continue Reading Escândalo financeiro envolvendo pecuarista e Sicoob que abalou Goiás em 2025
Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Arroz, Semeadura de Arroz, Safra de Arroz, IRGA, Agricultura, Agronegócio, Arroz Irrigado, Produção de Grãos, Rio Grande do Sul, Setor Orizícola
Continue Reading Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais
AgRural estima safra de soja 2025/26 em 180,4 milhões de toneladas. Colheita começa em PR e MT, mas produção ainda depende do clima.
Continue Reading Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais
Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda
Receita Federal libera consulta ao lote residual do IRPF 2025. Mais de R$ 605 milhões serão pagos a 263 mil contribuintes a partir do dia 30.
Continue Reading Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda
Sementes falsificadas avançam no Brasil e geram grandes prejuízos: de quem é a responsabilidade?
Uso de sementes falsificadas e irregulares compromete pastagens, lavouras e renda do produtor; legislação brasileira prevê responsabilidade compartilhada e garante direito à indenização
Conab: volume de chuvas na 1ª quinzena de dezembro beneficiou as lavouras
Chuvas de dezembro melhoram a umidade do solo e favorecem a primeira safra no Brasil, aponta Conab, com destaque para Centro-Oeste, Sul e Matopiba.
Continue Reading Conab: volume de chuvas na 1ª quinzena de dezembro beneficiou as lavouras





