Preço do leite sobe e atinge valor de 1,90 por litro, entenda

Preço do leite sobe e atinge valor de 1,90 por litro, entenda

PARTILHAR
leite ordenha
Foto: Jorge dos Santos/Ed. Globo

Queda de produção e alta do dólar colaboraram para a valorização do preço do leite pago ao produtor.

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da USP, de janeiro a julho, o preço do leite pago ao produtor acumulou alta de 31,8% em todo o Brasil. Em Minas Gerais, o litro vale R$ 1,90.

Na fazendo do Fernando, em Pompéu, no centro-oeste mineiro, 350 animais estão em lactação. A produção diária é de 7.500 litros de leite.

“O leite deu uma boa melhora se for analisar janeiro para junho, julho. Uma melhora muito alta, mas a gente não pode esquecer que para analisar o negócio precisa de 12 meses de análise”, diz Fernando Afonso Machado, produtor rural.

Alguns fatores contribuíram para a valorização do produto nacional: a oferta de leite diminuiu por causa do clima seco e da alta do dólar, porque ficou mais caro importar o produto de países como a Argentina e o Uruguai. Com isso, a alta deixa o produtor um pouco mais otimista.

“Nós produtores não temos crise, temos altos e baixos. Nós saimos do baixo e estamos em alta agora. Crise tem para outros setores, nós produtores aguentamos todas as pancadas que têm”, conta José Adelmo Lino da Silva, produtor rural.

Uso de suplementos minerais e vitamínicos melhora a produção de leite

Fonte: Globo Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com