Presença confirmada: Girolando na ExpoZebu 2019

Presença confirmada: Girolando na ExpoZebu 2019

PARTILHAR
vacas alinhadas Gado-Girolando
Foto: Divulgação

Pela primeira vez na história, a ExpoZebu, considerada a maior exposição de zebuínos do mundo, terá a participação da raça Girolando.

Agendada para o período de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, a 85ª edição da ExpoZebu terá em sua programação julgamento, torneio leiteiro e leilão de Girolando. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, participou nesta quinta-feira (27/09) de reunião na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), para definir detalhes da estreia da raça. “Será uma quebra de paradigma na história do Girolando. A expectativa é que com a participação na ExpoZebu possamos colocar a raça ainda mais no foco dos pecuaristas brasileiros e internacionais”, diz o presidente Luiz Carlos Rodrigues.

Serão disponibilizadas 130 vagas para a raça, sendo 120 para julgamento em pista e 10 para torneio leiteiro. As inscrições para pista terão início em 29 de janeiro e encerrarão no dia 19 de abril. Já para o torneio leiteiro o prazo é de 4 de março a 5 de abril. Ambas serão feitas via site da associação. A Girolando ainda contará com um estande na ExpoZebu para receber os visitantes do Brasil e de diversos outros países que têm grande interesse na raça.

Responsável por 80% do leite produzido no Brasil e a maior vendedora de sêmen entre as raças leiteiras nacionais, o Girolando é oriunda do cruzamento entre Gir e Holandês e em 1996 foi reconhecida oficialmente como raça pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Entre as principais características da raça estão a fácil adaptação a diferentes tipos de manejo e clima, longevidade, fertilidade e precocidade. “Entendemos a importância que a raça Girolando tem na produção de leite do país e não podemos fechar os olhos para isso. Receber esta raça na maior feira de zebuínos é reconhecer a qualidade do zebu em um cruzamento de muito sucesso”, diz o presidente da ABCZ Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que comemorará os 100 anos da associação na ExpoZebu 2019.

Vacas Girolando batem dois recordes na Megaleite 2018

Vendas de sêmen crescem 2,7% e Girolando está entre as mais procuradas

O mercado de genética bovina vem confirmando a estimativa de crescimento para 2018 e a raça Girolando continua liderando entre as nacionais. O primeiro semestre do ano fechou com 9% de aumento nas vendas gerais de sêmen, em comparação ao mesmo período de 2017, segundo balanço publicado nesta semana pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA). Foram comercializadas 5.106.718 doses contra as 4.685.507 doses do mesmo período do ano anterior. Nas raças leiteiras, houve melhora, com 2.169.238 de doses vendidas, 2,7% superior a 2017. Segundo o presidente da ASBIA, Sérgio Saud, a greve dos caminhoneiros prejudicou as vendas de sêmen no mês de maio.

Lista dos 10 melhores touros Girolando 2018

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.