
Bloqueio atmosférico cobre metade do país e provoca temperaturas acima da média
O outono continua surpreendendo em boa parte do Brasil. A combinação de um bloqueio atmosférico persistente com a atuação de ventos quentes tem elevado as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto o Norte e o Nordeste enfrentam um período chuvoso mais intenso. Veja como fica o tempo nas diferentes regiões do país:
Região Sul
A presença de um veranico mantém o tempo seco em todo o Sul. As madrugadas seguem mais agradáveis, mas os termômetros já mostram elevação nas temperaturas mínimas. Durante a tarde, o calor se intensifica, especialmente no oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde as máximas devem superar os valores típicos para esta época. O ar seco ganha força com a ausência de frentes frias e a predominância de ventos vindos do norte, o que reduz a umidade do ar. Não há expectativa de chuva.
Região Sudeste
O Espírito Santo permanece sob influência da umidade vinda do oceano, o que favorece o aumento da nebulosidade e pancadas de chuva em todo o estado. No norte de Minas Gerais, na divisa com a Bahia, também há chance de chuva localizada. Por outro lado, São Paulo, Rio de Janeiro e boa parte de Minas Gerais seguem com tempo firme, madrugadas frescas e tardes quentes. O bloqueio atmosférico impede a chegada de sistemas frontais, mantendo o clima estável.
Região Centro-Oeste
Assim como no Sul e Sudeste, o Centro-Oeste experimenta dias ensolarados e secos. A diferença térmica entre noite e dia começa a se reduzir com a elevação das mínimas. A umidade relativa do ar tende a cair bastante, especialmente em áreas centrais como Goiás e o leste do Mato Grosso, onde os índices podem ficar abaixo dos 30%, exigindo atenção com a saúde e hidratação. A chuva continua ausente na região.
Região Nordeste
Instabilidades provocam pancadas de chuva, principalmente à tarde, em trechos do litoral do Ceará, do interior da Bahia e nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Há alerta para acumulados elevados na região de Porto Seguro (BA) e no leste do RN, inclusive em Natal, onde pode chover até 110 mm em três dias — o suficiente para causar alagamentos e transtornos. A previsão aponta chuvas intermitentes, com momentos de intensidade moderada.
Região Norte
A atividade da chuva diminui na faixa norte do Pará, incluindo Belém, mas ganha força no leste do Amapá, em Boa Vista (RR) e no norte do Amazonas. Nessas áreas, os acumulados podem chegar a 50 mm por dia, totalizando 100 mm em três dias. No restante da região, o tempo segue instável, com sol entre nuvens e pancadas rápidas, porém intensas, durante as tardes.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Gangrena gasosa pode matar boi em apenas 48 horas
- O que são sementes crioulas e por que elas são importantes
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.