Em apenas uma década, a produção de milho foi de 18 mi de t em 2011 para 39 milhões; salto para área destinada aos grãos para quase 6,5 milhões de hectares.
Em apenas uma década, a produção de milho no Mato Grosso mais que dobrou, saindo de cerca de 18 milhões de toneladas, na safra de 2011 e 2012, para mais de 39 milhões na temporada atual.
Nestes últimos dez anos, a área destinada às lavouras do grão, que não chegava a 3 milhões de hectares, saltou para quase 6,5 milhões de hectares.
Cleiton Gauer, do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), disse quais os principais fatores que levaram a essa alta tão expressiva de produção de milho no Mato Grosso.
“A cultura encaixou muito bem dentro do sistema produtivo da fazenda, com uma cultura de segunda safra. Com o passar do tempo, depois de toda mudança estrutural, realmente pelo advento das vias de etanol de milho no Mato Grosso, mudanças de patamares de preços e toda a estrutura, uma importante receita e utilização da área cultivada pelo produtor.”
- Raio mata quatro vacas e um touro em Ivaiporã durante forte temporal
- Brasil brilha no Cacao of Excellence 2026: três ouros reforçam posição global do cacau nacional
- TJGO afasta exigência de caução e protege produtores de negativação no SPC e SERASA
- Chuvas persistentes afetam operações agrícolas em Mato Grosso
- Estresse térmico no gado: calor extremo ameaça a pecuária do futuro
“A expectativa para o futuro é que a gente projeta um aumento para 2030, uma área cultivada alcançamos 8,8 milhões de hectares e uma produção estimada de 67 milhões de toneladas.“
Fonte: CNN