
A Patrulha Mecanizada, já asfaltou mais de 230 Km de estradas. A melhoria da BA-462 é essencial para o escoamento da produção de algodão, grãos e outros produtos agrícolas na região do Matopiba, um dos maiores polos agropecuários do país
A recuperação e pavimentação da BA-462, uma importante rota de escoamento da produção agrícola no Oeste da Bahia, estão em pleno andamento, abrangendo uma extensão de 58,4 km até a BR-242. Este projeto é impulsionado por uma colaboração entre associações e produtores rurais da região, incluindo a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
A BA-462, também conhecida como Linha Alto Horizonte, localizada no distrito de Novo Paraná, no município de Luís Eduardo Magalhães (BA), conecta regiões produtoras do Oeste às BR-020 e BR-242, próximo à cidade de Taguatinga, na divisa com Tocantins. A rodovia, essencial para o transporte de insumos e produtos como soja, milho, sorgo, algodão e calcário, passará por uma requalificação completa, incluindo terraplenagem e asfaltamento.
O presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, ressaltou a importância desta melhoria: “Além de beneficiar diretamente o Oeste, esta estrada será utilizada para o transporte de calcário do Tocantins para a Bahia. A união dos produtores, dos fundos de apoio, do governo da Bahia, através das secretarias de Agricultura e Infraestrutura, e das prefeituras tem promovido a conectividade regional, facilitando o transporte da produção e melhorando a vida das pessoas”.
As obras, iniciadas em abril de 2024 com previsão de término para outubro do mesmo ano, visam reduzir pela metade o tempo de percurso dos motoristas e melhorar a qualidade dos produtos transportados.

Paulo Lopes, coordenador de terraplenagem e pavimentação da Patrulha Mecanizada, destacou o andamento satisfatório das obras: “Estamos conseguindo um bom andamento das obras, tivemos algumas dificuldades iniciais, o que é normal diante das distâncias e da má qualidade da estrada. Mas estamos otimistas e sabemos que depois de pronta esta estrada poderá abrir novas oportunidades de mercado e contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável da região agrícola.”
O projeto faz parte da Patrulha Mecanizada, uma iniciativa que desde 2013 recupera estradas vicinais e, desde 2018, asfalta novos trechos, beneficiando o escoamento da produção agrícola e a qualidade de vida dos trabalhadores e moradores da região.
Até o momento, mais de 230 km de rodovias foram asfaltadas e 6 mil km de estradas receberam manutenção. Financiada pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e executada pela Abapa, a iniciativa conta com a parceria dos produtores rurais do Oeste, da Aiba, do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro) e das prefeituras municipais.
Com a requalificação da BA-462, espera-se não só um avanço na infraestrutura de transporte da região, mas também um impacto positivo no desenvolvimento econômico sustentável, otimizando custos de transporte e tempo de viagem, além de garantir maior segurança para as cargas e motoristas.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Brasil e Índia fortalecem laços com foco no agro, etanol e protagonismo global
Além de firmar acordos em biocombustíveis e pesquisa agrícola, os países reforçam pedido conjunto por vagas permanentes no Conselho de Segurança da ONU
Continue Reading Brasil e Índia fortalecem laços com foco no agro, etanol e protagonismo global
VÍDEO: Curto-circuito mata 32 vacas e gera prejuízo de R$ 600 mil no interior do Paraná
Acidente envolvendo tomada elétrica no canzil alerta para riscos na estrutura das propriedades leiteiras; especialistas apontam medidas de prevenção para evitar tragédias semelhantes
Queda nos preços do leite: hora de abandonar a produção?
Os últimos levantamentos setoriais mostram que a participação dos pequenos produtores no volume total de leite produzido no País tem, de fato, diminuído.
Continue Reading Queda nos preços do leite: hora de abandonar a produção?
Inteligência artificial auxilia rastreabilidade na pecuária e aumenta a lucratividade do produtor
Procedimento que acompanha cada fase do ciclo produtivo dos animais foi incluído no Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos e será obrigatório em todo o país até 2032.
Safra 2025/26 de trigo brasileira deve atingir 6,9 mi ton
No recorte dos estados, os principais motivos para a redução de área no Paraná estão relacionados às frustrações ao longo das últimas safras.
Continue Reading Safra 2025/26 de trigo brasileira deve atingir 6,9 mi ton
Brasil abre mercado na União Europeia para castanhas de Baru
Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança um total de 389 aberturas de mercado desde o início de 2023.
Continue Reading Brasil abre mercado na União Europeia para castanhas de Baru