Programa Nacional de Agricultura Irrigada – IRRIGA+

PARTILHAR
Foto: Divulgação

O IRRIGA+ tem como objetivo geral promover o aumento da produção de alimentos, fibras e bioenergia no Brasil, por meio da irrigação

O IRRIGA+, é um programa nacional, cuja agenda estratégica proposta pelo governo federal está focada no diagnóstico dos problemas existentes para a expansão dos sistemas irrigados, com a proposta de ações de fomento, governança e PDI.

O IRRIGA+ tem como objetivo geral promover o aumento da produção de alimentos, fibras e bioenergia no Brasil, por meio da irrigação, em bases ambientalmente sustentáveis.

Além disso, o IRRIGA+ busca impulsionar o crescimento da irrigação, aliada à práticas conservacionistas de solo e água, em áreas já antropizadas, com vistas à intensificação sustentável da agropecuária brasileira.

Suas ações operacionais estão estruturadas sobre seis eixos estratégicos: Arcabouço Legal (i), Cooperação Institucional (ii), Fomento (iii), Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (iv), Capacitação (v) e  Comunicação (vi).

O Documento Executivo do IRRIGA+, aqui apresentado, foi resultado de um processo participativo de elaboração. Este levou em conta publicações oficiais disponíveis sobre a agricultura irrigada brasileira, publicadas nos últimos 10 anos, bem como informações fornecidas por associações de irrigantes, pelos Polos de Agricultura Irrigada, por representantes da academia, e pela Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação (CTASI/MAPA).

Dando continuidade às atividades previstas para seu lançamento oficial, convidamos a sociedade brasileira a enviar suas contribuições ao Documento Executivo do IRRIGA+, por meio desta consulta pública. Esta visa promover o diálogo entre a administração pública e o cidadão, em cumprimento aos Princípios da Legalidade, Moralidade, Eficiência, Publicidade, Transparência e Motivação.

Participem! Seus comentários e/ou sugestões são bem-vindos, e fundamentais no aprimoramento desta importante política pública para o setor agropecuário.

Fonte: MAPA

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com