PARTILHAR

Para auxiliar os pecuaristas a melhorarem os resultados de desempenho do rebanho de corte, a empresa Semex Brasil está lançando o Programa Semex Progressive Corte.

Os participantes contarão com o acompanhamento regular de um técnico da Semex para traçar os objetivos e metas a serem alcançados pela propriedade. De acordo com o diretor-presidente do Grupo Semex, Nelson Eduardo Ziehlsdorff, o programa surge em um momento favorável para o setor de genética. Em 2017, as vendas de sêmen apresentaram crescimento de 3,5%, conforme o balanço divulgado pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA). “A Semex vem investindo muito na sua bateria de touros de performance superior em provas e, principalmente, na característica de fertilidade, que atualmente é o foco total da nossa equipe de laboratório e pesquisa. E o Progressive permitirá agregar informação e conhecimento prático aos pecuaristas, independentemente do sistema de produção, por meio dos programas, serviços e produtos da Semex”, esclarece o diretor-presidente.

A empresa, que já conta com uma versão para a pecuária leiteira do Programa Semex Progressive, estima que deve iniciar o ano com 70 fazendas participantes, todas com mais de 5.000 vacas. O coordenador do Programa Semex Progressive Corte e médico-veterinário, André de Souza e Silva, explica que um dos diferenciais do programa é permitir ganhos de produtividade por meio de um planejamento genético bem feito. “Existem duas fases de grande importância dentro da pecuária de corte. Uma delas é a estação de monta, quando são definidas as metas de prenhez e é feito um planejamento da safra de bezerros que o produtor vai colher. Isso impacta diretamente na saúde financeira da atividade. Outra etapa crucial é a desmama. Acompanhar, pesar e medir o desempenho da propriedade é de fundamental importância, além de verificar em que patamar está e no que é possível melhorar para galgar mais alguns degraus”, esclarece Silva.

O planejamento genético da propriedade participante do Progressive Corte incluirá orientação e seleção de matrizes, acasalamentos genéticos dirigidos, otimização do uso dos touros Semex, acompanhamento e verificação dos resultados alcançados. Além da melhoria e do aumento da eficiência na atividade, o Programa garantirá ao pecuarista um acompanhando técnico diferenciado e condições comerciais individualizadas e personalizadas.

André-de-Souza-e-Silva-Semex
Coordenador do Programa Semex Progressive Corte André de Souza e Silva

Outra vantagem do programa é não se limitar a apenas um determinado tipo de propriedade. Segundo o coordenador do Progressive Corte, todos os pecuaristas interessados em garantir o crescimento sustentável na atividade podem aderir ao programa. As primeiras regiões que receberão o Programa são aquelas de maior participação na pecuária de corte, como o Norte e o Centro-Oeste do Brasil, tendo como foco os produtores que atuam nas fases de cria e ciclo completo. “Ter a possibilidade de ajudar o produtor brasileiro a agregar valor e produzir mais é algo motivador e desenvolver este projeto dentro da Semex, empresa que prima pela excelência de seus produtos e serviços e pela satisfação de seus clientes, é uma enorme responsabilidade. O desafio é grande, mas temos um excelente diferencial: somos a empresa de genética que mais cresce. E crescimento alicerçado em produtos diferenciados no mercado, seriedade e comprometimento com a pecuária”, finaliza André.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com