Projeto Feira Livre estimula comercialização de produtos da agricultura familiar de alvarenga, no leste de minas

A emenda parlamentar é de autoria do deputado estadual Rafael Martins. Os recursos foram repassados para a Emater-MG, que adquiriu 10 barracas e jalecos.

O Projeto Feira Livre de Alvarenga é uma das principais iniciativas para a comercialização da agricultura familiar do município, na região Leste de Minas Gerais. No espaço, oito feirantes vendem seus produtos. A iniciativa é uma parceria entre a Emater-MG e a prefeitura, com recursos provenientes de emenda parlamentar. 

A proposta surgiu em 2020, com o objetivo de ampliar e melhorar as vendas da agricultura familiar municipal. O setor, assim como em outras localidades do país, foi bastante afetado pela pandemia da Covid-19. 

“Quando cheguei em 2019, havia apenas um produtor. Em 2020, com a pandemia, fizemos esse projeto de emenda parlamentar e a Emater comprou e transferiu para prefeitura as barracas”, disse o técnico José Dilson. 

A emenda parlamentar é de autoria do deputado estadual Rafael Martins. Os recursos foram repassados para a Emater-MG, que adquiriu 10 barracas e jalecos. O material foi disponibilizado para os feirantes, que recebem orientação técnica da empresa para garantir a qualidade dos produtos. A prefeitura é responsável pela montagem das barracas e sua conservação. 

fonte: divulgação

A feira funciona toda quinta-feira, na parte da manhã, na Praça Prefeito José Carlos Martins. No espaço são comercializados variados produtos, como hortaliças, doces e quitandas. Muitos alimentos são produzidos de acordo com princípios agroecológicos. José Pereira, de 54 anos, é morador de Alvarenga e está inserido na agricultura familiar há mais de 13 anos, sendo o primeiro de sua família a entrar neste ramo. O produtor participa da feira livre e conta que o projeto é fundamental na manutenção de sua renda. “Meus produtos são sem agrotóxicos e as pessoas preferem porque são mais naturais”, disse.

Fonte: Emater-MG

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM