Protocolo de IATF traz incremento de 33% de vacas inseminadas

Protocolo de IATF traz incremento de 33% de vacas inseminadas

PARTILHAR
iatf-vaca-nelore
Foto: CriaForte Assessoria Veterinária

Tecnologia otimiza o trabalho do médico-veterinário sem comprometer a fertilidade do rebanho

A GlobalGen Vet Science participou da XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE), realizada no período de 16 a 19 de agosto no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). Na ocasião, a empresa expôs produtos e resultados de campo da estação reprodutiva 2017/2018.

Durante a cerimônia de encerramento, foram premiados os melhores trabalhos científicos e o médico-veterinário e promotor técnico da GlobalGen, Alexandre Prata, obteve o 1º lugar na categoria “Melhor Relato Técnico”.

“Nós trouxemos uma nova tecnologia para IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), que beneficiará médicos-veterinários e fazendas. Um protocolo com sete dias de duração de implante de progesterona, que torna possível a realização de três manejos na mesma semana, ou seja, um incremento de vacas inseminadas de 33%. Em comparação com outros protocolos, já bastante utilizados, em que é possível manejar apenas dois lotes ou duas fazendas por semana, conseguimos potencializar o trabalho sem perder na fertilidade. Provamos que o novo protocolo responde da mesma maneira que os protocolos já utilizados e verificamos ainda que a fertilidade se manteve estável, nos mesmos patamares. Essa é uma nova ferramenta, que flexibiliza a utilização da IATF, otimizando o calendário do produtor e do médico-veterinário”, detalhou Prata.

A SBTE é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega profissionais graduados vinculados principalmente à área de tecnologia de embriões. Realiza anualmente a reunião científica com a participação de especialistas nacionais e internacionais, onde são apresentados os principais avanços nas áreas básica e aplicada.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com