Quantidade exportada já é recorde para um mês de outubro

Quantidade exportada já é recorde para um mês de outubro

PARTILHAR

Apesar de o segundo semestre não ser janela de exportação brasileira de soja, os embarques estão a todo vapor.

Apenas nas duas primeiras semanas de outubro, o Brasil enviou ao mercado internacional 2,61 milhões de toneladas de soja, segundo a Secex, o maior volume já exportado para o período, considerando-se os meses de outubro de anos anteriores.

Segundo pesquisadores do Cepea, embora esses embarques sejam resultado de negociações feitas nos meses anteriores, a movimentação nos portos, especialmente de Paranaguá (PR), influenciou novas comercializações para completar cargas, ainda que em volumes pequenos – a boa movimentação neste período se deve à firme demanda da China, resultado da crise comercial com os Estados Unidos.

Quanto aos preços, a alta na CME, a retração de vendedores domésticos e o baixo excedente interno limitaram a desvalorização da soja no Brasil.

Entre 11 e 19 de outubro, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa da soja Paranaguá (PR) recuou 1,5%, a R$ 89,57/saca de 60 kg na sexta-feira, 19.

No mesmo comparativo, o Indicador CEPEA/ESALQ Paraná caiu 0,6%, a R$ 83,32/sc de 60 kg no dia 19.

Fonte: Cepea

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com