
Relatório do Ministério da Agricultura e Pecuária de Atividades dos Serviços de Registro Genealógico no Brasil (2022) aponta 648 mil animais da raça Quarto de Milha (QM) ativos; SP, PR e MG tem o maior plantel do QM no país.
Diversas são as raças e cruzamentos no mundo equino, entretanto, quando olhado o tamanho do rebanho de cada raça, com 648.452 cavalos registrados, a raça Quarto de Milha lidera o rebanho equino no Brasil. O levantamento do Relatório de Atividades dos Serviços de Registo Genealógico 2022, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), mostra que o plantel do QM ficou à frente das raças Crioulo (460.047) e Mangalarga Marchador (372.807). Os estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais lideram o ranking nacional dos mais de 200 mil proprietários e criadores quartistas do país.
Segundo dados da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABMQ) – que é considerada a maior entidade de raça da América Latina -, hoje, são 546.857 cavalos vivos registrados no Stud Book da Associação (cartório da raça). Por mês, são registrados, em média, 1,5 mil novos animais.
“A evolução do rebanho QM no Brasil tem se mostrado crescente nos últimos anos. Na ABQM, por mês, são 1,5 mil novos animais registrados no Stud Book. Em 2022, fechamos com mais de 527 mil cavalos vivos registrados na Associação. Só no primeiro semestre do ano, já tivemos mais de 12 mil novos animais registrados”, afirma Daniel Fechio, superintendente-técnico da ABQM.
Crescimento dos esportes equestres e melhoramento genético impulsionam o rebanho Quarto de Milha
O crescimento dos esportes equestres da raça e o melhoramento genético confirmam os números divulgados pelo Mapa. “É um cavalo que pela sua versatilidade se aplica a diversas modalidades esportivas equestres (hoje são 22 na ABQM) e com isso atrai uma grande quantidade de proprietários e criadores, além, é claro, do melhoramento genético da raça no Brasil, com a infusão de novos sangues, trazendo outras características que também levam a um aumento na criação de animais. Um outro fato a se considerar que a ABQM permite a evolução de grau de sangue”, destaca Fechio.
O superintendente técnico da ABQM explica que o fato de muitos criadores pequenos não precisarem ter, necessariamente, um garanhão e uma égua registrados também tem contribuído para o aumento do plantel da raça.
“O criador pode ter uma égua comum, conforme regulamento do SRG ABQM, e comprar o sêmen de um animal registrado, ou uma cobertura, e começar a produzir animais desde meio sangue até o puro de cruza. O QM é um cavalo muito dócil e forte, o que favorece a criação da raça tanto para as provas equestres, quanto para a lida no campo e até mesmo para terapias assistidas”, reitera Fechio.

De acordo com o relatório do Mapa, os estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais lideram o ranking nacional do plantel do Quarto de Milha. Para o presidente da ABQM, o fomento aos esportes equestres da raça, a modernização da entidade e o avanço da cadeia produtiva do setor no agronegócio demonstram a força da indústria do cavalo.
“O Quarto de Milha é a raça mais versátil do mundo. Estamos orgulhosos de liderar o rebanho equino no Brasil, como mostra o levantamento do Mapa. Em especial, devo ressaltar o estado de São Paulo, que se destaca como líder do plantel de animais, com mais de 272 mil animais registrados na ABQM. Além disso, essa gestão para todos, igualitária, sem privilégios proporcionou um avanço grande no número de sócios, que saltou de 39 mil para a marca de 44 mil associados, o que reflete um trabalho incansável da Diretoria em contribuir para o fortalecimento e futuro da raça e garantir que ela continue a ocupar o lugar de destaque que merece na equinocultura brasileira”, conclui Caco Auricchio, presidente da ABQM.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Lenda das arenas, o “Super Looper”, Roy Cooper fez história com oito títulos mundiais, revolucionou o tie-down roping com velocidade e técnica, e abriu caminho para uma dinastia familiar no rodeio profissional
Continue Reading Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Localizada em uma região de campos rasos sobre solo basáltico, a propriedade apresentou aos visitantes a adaptação do Braford às condições naturais da fronteira oeste gaúcha.
Continue Reading Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Segundo informações da Federarroz, a expectativa é de negócios em boa escala especialmente para países da América Central.
Continue Reading Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
Investimento na primeira unidade fora da Europa, em parceria com a Uningá, permitirá análises e desenvolvimento de soluções biotecnológicas focadas no mercado nacional.
Continue Reading Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Alta é puxada pela menor oferta de animais jovens e incentiva retenção de matrizes em Mato Grosso, principal produtor de bovinos do país.
Continue Reading Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Bauer do Brasil lidera nova fase global da empresa austríaca
Empresa lança campanha global durante a Agrishow e consolida o Brasil como base de sua estratégia internacional de marketing.
Continue Reading Bauer do Brasil lidera nova fase global da empresa austríaca