Segundo pesquisadores do Cepea, a atual diminuição na diferença entre os valores se deve à valorização mais intensa da carne bovina frente à registrada para o boi gordo para abate.
A diferença entre os preços do boi gordo e da carcaça casada bovina está em 9,01 reais/@ neste mês de junho (até o dia 22) – com vantagem do animal –, um pouco abaixo da observada em maio, de 11,67 reais/@. Trata-se, também, da segunda menor diferença deste ano, atrás apenas da registrada em janeiro/21, que foi de 5,27 reais/@.
Segundo pesquisadores do Cepea, a atual diminuição na diferença entre os valores se deve à valorização mais intensa da carne bovina frente à registrada para o boi gordo para abate. E esse cenário é verificado mesmo com o consumo interno por carne bovina enfraquecido – e sem sinais de reação, devido ao baixo poder de compra da maior parte da população brasileira e aos altos patamares de comercialização da proteína.
- Integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho acelera decisões na fazenda
- Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço
- Kepler Weber amplia prazo de exclusividade com GPT e detalha potencial venda
- Governo Federal ajusta Plano Clima e amplia incentivos ao agro após pressão do setor
- Comissão aprova uso de R$ 500 milhões de fundo garantidor para crédito da agricultura familiar
Neste caso, além da recente desaceleração das vendas de carne bovina à China, a valorização do real frente ao dólar pode estar limitando as exportações brasileiras da proteína, o que, consequentemente, dificulta avanços mais intensos nos preços internos da commodity.
Com informações do CEPEA