Raio mata bois em confinamento

Raio mata bois em confinamento

PARTILHAR
raio mata bois em confinamento
Foto: Reprodução das redes sociais

Descarga elétrica durante chuva, raio mata bois confinados no município de Brasilândia, Mato Grosso do Sul.

Essa é uma notícia que qualquer pecuarista não gostaria de ver, fenômeno natural que ocorre durante as chuvas, os raios mataram dezenas de bois que estavam confinados em uma propriedade no município de Brasilândia (MS) próximo à cidade de Três Lagoas. A fatalidade não é isolada, já noticiamos várias vezes no Compre Rural esse tipo de morte, com a volta das chuvas a incidência dos raios aumenta substancialmente, e é um comportamento animal se aproximar das cercas para se proteger. O vídeo foi publicado no Instagram da Pecuária Brasil, confira abaixo.

Raios são fenômenos atmosféricos caracterizados pela formação de correntes elétricas com milhões de volts de potencial e que atingem a superfície causando prejuízos materiais e mesmo mortes. Normalmente, a temporada de temporais tem inicio em Setembro e vai até Março. As descargas podem atingir as cercas e a corrente elétrica se propagar fortemente por toda a extensão do arame farpado, causando a morte do gado em áreas próximas.

Confira o vídeo:

Raios e chuvas, importância do isolamento das cercas

Como prevenir gado dos raios

Evitando-se a aglomeração dos animais nessas áreas a probabilidade de acidente fica menor. Da mesma forma, a construção de cercas, com interrupção do arame a cada 100 metros aproximadamente – usando-se dois mourões próximos um do outro – e aterrando-se todos os arames pode evitar danos maiores aos rebanhos.

Confira outras notícias relacionadas

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com