Raios e chuvas, importância do isolamento das cercas

Raios e chuvas, importância do isolamento das cercas

PARTILHAR
cerca-de-arame-farpado-isolada
Foto: Divulgação

Durante o verão, a ocorrência dos temporais de final de tarde/noite, caracterizados por elevada freqüência de raios pode causar a morte de animais soltos no campo.

Raios são fenômenos atmosféricos caracterizados pela formação de correntes elétricas com milhões de volts de potencial e que atingem a superfície causando prejuízos materiais e mesmo mortes. Normalmente, a temporada de temporais tem inicio em Setembro e vai até Março.

As descargas podem atingir as cercas e a corrente elétrica se propagar fortemente por toda a extensão do arame farpado, causando a morte do gado em áreas próximas. Capoeiras de mato, árvores e construções rústicas para proteção dos animais, normalmente localizadas nas partes mais elevadas do terreno atraem fortemente os raios, podendo também causar danos letais.

Como prevenir gado dos raios

Evitando-se a aglomeração dos animais nessas áreas a probabilidade de acidente fica menor. Da mesma forma, a construção de cercas, com interrupção do arame a cada 100 metros aproximadamente – usando-se dois mourões próximos um do outro – e aterrando-se todos os arames pode evitar danos maiores aos rebanhos.

Uma pessoa ou um animal andando ao longo de um raio do ponto da queda, sofrerá uma diferença de potencial entre as pernas. O quadrúpede tem maior probabilidade de morrer disso, do que os seres humanos, porque a corrente, fluindo entre as pernas dianteiras e traseiras, atravessa o coração, enquanto que no homem, a passagem e de uma perna para outra e o coração escapa.

Proteção de cercas contra raios

A aplicação de arames na agropecuária vai ao encontro das exigências do mundo moderno. Há uma procura incessante para aumentar a eficiência dos sistemas produtivos, reduzir os custos de produção e o impacto ecológico, mantendo a busca pelo aumento da lucratividade.

Os raios podem eletrificar uma cerca de três maneiras distintas, . antes de o raio cair, as nuvens carregadas provocam a eletrificação das cercas, ou um raio que cai perto de uma cerca provoca o aparecimento de tensões perigosas e até um raio que cai diretamente sobre a cerca provoca nela o aparecimento de tensões muito perigosas. No entanto, trata-se de um fenômeno raro.

Existem duas maneiras de proteger a cerca: 

  1. seccionando-a;
  2. aterrando seus fios.

Seccionamento da cerca

Seccionar uma cerca é o mesmo que interrompê-la. Quando um raio cai sobre uma cerca, a corrente do raio vai circular pelos seus fios. Quanto mais comprida ela for, maior será a área perigosa. A corrente do raio “viaja” pelos fios da cerca até encontrar um bom caminho para a terra.

seccionar-a-cerca-eletrica
Fonte: Reprodução / Belgo Bekaert

Como seccionar eletricamente uma cerca?

Todos os fios da cerca devem ser interrompidos e isolados eletricamente. Nenhum elemento metálico deve conectar os dois mourões. O elemento ideal para fazer a ligação entre os dois esticadores deve ser de madeira – um bom isolante.

seccionar-cerca-com-lascas
Fonte: Reprodução / Belgo Bekaert

A distância entre os esticadores deve ser a maior possível, no mínimo 0,50 m. Utilize duas ou mais estacas ou lascas sem nenhum fio de arame. O seccionamento deve ser feito, em média, de 200 m em 200 m (máximo de 300 m em 300 m).

seccionamento-de-cerca-com-lascas
Fonte: Reprodução / Belgo Bekaert

Isolador Seccionador Pré-formado para Cerca

Foto: PLP Brasil

O Seccionador Preformado para Cerca – SCM destina-se ao seccionamento elétrico de arame farpado ou arame liso, nas cercas que correm paralelamente ou são transpostas pelas Linhas de Transmissão ou Distribuição de Energia Elétrica. Sua função é evitar que a energização acidental da cerca possa oferecer riscos de vida a pessoas ou animais.

Alerta: cercas sob rede elétrica

seccionamento-de-cerca-embaixo-de-rede-eletrica
Fonte: Reprodução / Belgo Bekaert

Deve-se salientar que isolamentos feitos nas cercas próximas das redes elétricas não são suficientes para protegê-las nem seccioná-las contra raio e/ou altas tensões.

Como aterrar uma cerca?

Se no caminho de um raio aparece uma cerca, ele viaja pelos fios, procurando um contato para atingir o solo. Quando são colocados na cerca vários caminhos para o solo, criam-se atalhos que minimizam o efeito da permanência de altas tensões na cerca.

O ideal seria que todos os pontos de uma cerca fossem ligados à terra. Assim, é preciso escolher alguns pontos para serem aterrados. Nesses pontos, todos os fios da cerca devem ser ligados ao aterramento.

O objetivo do aterramento é ligar os fios da cerca ao solo. Isso pode ser obtido, caso algum objeto metálico seja enterrado e a ele sejam ligados os fios da cerca. Para fazer essa ligação, pode ser usado um fio de arame metálico. O tamanho do objeto enterrado é importante. Se ele for muito pequeno ou ficar muito na superfície, o aterramento não será eficaz.

aterramento-de-cerca-com-haste-metalica
Fonte: Reprodução / Belgo Bekaert

O aterramento feito com hastes é bastante prático, porque não é preciso abrir valas nem buracos. As hastes são cravadas no solo com o uso de marretas.

Uma haste de aterramento pode ser adquirida em lojas de material elétrico. As hastes têm a forma de uma cantoneira ou de uma barra redonda. Podem ser galvanizadas ou cobreadas com, no mínimo, 2,40 m de comprimento. Canos de água galvanizados ou radiadores velhos são resistentes a corrosões. Por isso, são indicados para aterramento.

Confira o manual completo, baixando o PDF aqui.

Exemplos de como descargas elétricas matam no Brasil e no mundo

vacas-mortas-por-raio
Meios de comunicação chilenos deram destaque para a notícia Foto: Diario El Mercurio / Reprodução
Raio mata animais / Foto: Juliano Silva / zonaderisco.blogspot.com.br

Raio atinge fazenda no interior de SP e mata mais de 80 bois

Confira dicas de especialista da Embrapa Gado de Corte, clicando aqui.

Fontes

Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), CEPAGRI – Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura, PLP BrasilBelgo Bekaert Arames​

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.