Ranking Girolando terá novas composições raciais

Ranking Girolando terá novas composições raciais

PARTILHAR
Ranking Girolando terá novas composições raciais
Foto: Divulgação

Novidade do Ranking Nacional de Girolando será lançada durante a Megaleite 2019, composições raciais serão adicionadas no ranking.

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando anunciará durante a Megaleite 2019 uma novidade para o Ranking Nacional de Girolando 2019/2020, que terá início logo após o evento. A composição racial 1/4 Hol + 3/4 Gir será incluída oficialmente nos julgamentos oficiais de Girolando que ocorrerão nas exposições ranqueadas. O lançamento oficial acontecerá no dia 22 de junho, a partir das 14h, com a realização de uma Mostra Oficial de fêmeas CCG 1/4 Hol + 3/4 Gir, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Os julgamentos serão realizados pelos três jurados efetivos que serão escolhidos para atuarem na Megaleite 2019. “Vamos comemorar os 30 anos da Exposição Nacional de Girolando durante a Megaleite e a Mostra Oficial do CCG 1/4 encerrará com chave de ouro as competições da raça no evento”, afirma o superintendente Técnico da Girolando, Leandro Paiva.

As inscrições de animais CCG 1/4 para a Mostra Oficial da Megaleite já podem ser feitas online pelo sistema Web Girolando. Estão disponíveis 50 vagas, sendo que cada expositor pode inscrever seis animais. A Norma Regulamentadora para a os julgamentos de fêmeas CCG 1/4 na Megaleite 2019 pode ser consultada no site do evento.

Em fevereiro, a associação realizou um projeto piloto durante o Circuito Megaleite – Etapa Uberaba para avaliar a viabilidade da inclusão dessa composição nos julgamentos oficiais da raça. Como o resultado foi positivo, ficou aprovada a participação dos animais CCG 1/4 nas exposições ranqueadas a partir da edição 2019/2020.

Visualizar esta foto no Instagram.

Mais didático impossível ・・・ via @portaldoscriadores ?Vamos aprender juntos a Identificação Racial dos Graus de Sangue do Girolando ! ??? ✅Nunca tire conclusão sobre o grau de sangue de um animal, somente por determinada característica. Vamos dar um exemplo: não é porque uma vaca é “umbiguda” ou “barbeluda” que ela tem que ser 1/2 sangue. ✅Ou porque tem orelha mais curta que tem que ser 3/4. ➡️”É o conjunto de características que vão determinar com precisão, o grau de sangue do animal”. ⚠️Não se esqueçam disso! Com tempo e convívio logo tiramos de letra! Para tornar mais simples a análise e traçar um roteiro para facilitar a vida do criador, vamos adotar o seguinte ,vamos fazendo durante a semana alguns posts sobre as características, por onde começar a olhar etc…Acomapanhe! Vamos lá! ??‍♂️??‍♂️??‍♂️??‍♂️??‍♂️??‍♂️??‍♂️??‍♂️??‍♂️??‍♂️??‍♂️??‍♂️ 1️⃣?Sempre comece analisando o animal pela CABEÇA ,em seguida o PESCOÇO e a BARBELA 2️⃣?Depois passamos para a parte posterior do corpo: GARUPA , VULVA e CALDA e finalizando nossa análise, o UMBIGO. Com certeza, teremos um conjunto de informações que darão um bom indicativo do grau de sangue do animal.? ?CABEÇA: a cabeça é particularmente quem carrega a expressão racial e se o animal está ou não bem definido racialmente. Na cabeça devemos observar o perfil, visto lateralmente, o formato dos olhos e as orelhas, vistas de frente, seu tamanho, formato e posicionamento em relação aos olhos; b) Na figura abaixo ⬇️ vista de lado, verificamos que o perfil típico da 1/2 sangue é sub-convexo, o da 5/8 é tipicamente retilíneo e o da 3/4 é sub-côncavo, pois tem uma ligeira depressão na região da fronte… #girolando #gir #vaca #cows #fazenda #globorural #novilhas #gadoleiteiro #vacasdeleite #portaldoscriadores #bebamaisleite #pecuaria

Uma publicação compartilhada por Compre Rural (@comprerural) em

Megaleite 2019 terá união das raças

A Megaleite 2019 será realizada de 19 e 22 de junho, na capital mineira. A expectativa é que participem cerca de 1.800 exemplares das raças leiteiras Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey, Guzerá e Guzolando. As inscrições de animais vão até o dia 7 de junho.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.