Sobe para 39 total de mortos por ciclone no RS; 9 pessoas estão desaparecidas

O número de mortos da passagem de um ciclone extratropical que provocou chuvas intensas e alagamentos e destruições no Rio Grande do Sul subiu para 39.

Informou o governo estadual, acrescentando que nove pessoas permanecem desaparecidas.

Os desaparecidos são todos da cidade de Muçum, que concentra o maior número de vítimas em decorrência da tragédia ocorrida entre segunda e terça-feira, com 14 mortos.

No total, 79 municípios gaúchos foram afetados pelas chuvas causadas pelo ciclone, que deixaram mais de 2.500 desabrigados e mais de 3.570 desalojados ao transformar ruas em verdadeiros rios.

O governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), decretou estado de calamidade pública e cancelou todos os desfiles de 7 de Setembro que ocorreriam nesta quinta-feira no Estado, em decorrência da tragédia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que embarca nesta quinta para a Índia para participar de encontro de cúpula do G20 após ter acompanhado o 7 de Setembro em Brasília, colocou o governo federal à disposição dos gaúchos e enviou ministros ao Rio Grande do Sul para acompanhar os trabalhos.

Além das vítimas no Rio Grande do Sul, uma pessoa morreu em Santa Catarina quando uma árvore caiu sobre o carro em que estava no município de Jupiá. As rajadas de vento no Estado passaram de 110km/h em decorrência do ciclone.

Em junho, 16 pessoas morreram no Rio Grande do Sul também em decorrência da passagem de um ciclone extratropical pelo Estado. No início do ano, o Estado enfrentou uma das secas mais severas de sua história, que atingiu centenas de municípios gaúchos.

Fonte: Reuters

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM