Recorde de cozido de carne durante ExpoZebu é atingido

Recorde de cozido de carne durante ExpoZebu é atingido

PARTILHAR
maior cozido do mundo
Foto: Ronda de Noticias

Maior cozido de carne do mundo é feito por cerca de 20 chefes na cidade mineira de Uberaba e entra para o Guinness Book.

A promessa era de um recorde mundial, e ele se cumpriu. Com um preparo que atingiu um total de 4.778 quilos de carne de Zebu, de uma única vez em uma mesma panela, a Associação Brasileira de Criadores de Zebu entrou para o Guinness Book, o Livro dos Recordes. O feito foi conquistado neste domingo (5) durante o ‘Zebu para Todos’, evento onde foi preparada a ‘Zebuiada’. A produção da receita, que inclui ainda legumes e temperos especiais, encerrou a 85ª edição da ExpoZebu, marcada por grandes comemorações e eventos em razão dos 100 anos da ABCZ.

Para garantir o sucesso da empreitada, o preparo começou ainda de madrugada. “Nós iniciamos os preparativos à meia-noite. Às 2h já acendi o fogo e a partir daí não paramos mais. O trabalho foi enorme, imagine você fazer um guisado na sua casa para quatro pessoas e aqui nós fizemos para 10 mil”, explica o chefe Allan Vila, responsável pela receita que teve como base acém e coxão duro.

O organizador do evento, Cristiano Botelho, também comentou sobre o processo de preparação. “Tudo foi bastante dificultoso, desde o pré-preparo, como temperar essa quantidade de carne e colocar os vegetais. Para conseguirmos misturar tudo, foi preciso uma força física muito grande. Fiquei bem ansioso, mas no final deu tudo certo!”, comemora ele, revelando ainda que cerca de 20 chefes de cozinha de todo o país ajudaram no preparo.

A receita foi realizada ao vivo, no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa. Todo o preparo foi acompanhado de perto pela adjudicadora do Guinness Book, Raquel Assis. “Era necessário que a maior parte dos ingredientes fosse de carne e molho e a consistência não podia ser como uma sopa. Eles seguiram todas as proporções que são feitas num cozido regular e bateram o recorde. Hoje mesmo a gente faz a apresentação do certificado e ainda nesta semana o resultado entra em nossa base de dados”, explica Raquel.

Para o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, a conquista é mérito de toda a entidade. “Foi maravilhoso conseguir esse recorde e encerrar a 85ª ExpoZebu de um modo tão especial, reconhecendo a dedicação e o trabalho de todos para que esta festa pudesse acontecer”, destacou o presidente.

Vale lembrar que o recorde mundial anterior era de 4.770 quilos e havia sido registrado nos Emirados Árabes, em dezembro do ano passado.

Zebu do Bem. Depois da aprovação no Guinness, parte da Zebuiada foi doada para mais de 30 instituições de Uberaba. Em seguida, o público pôde consumir o prato adquirindo um ingresso no valor de R$ 5 mais um litro de leite. Cerca de 10 mil ingressos foram comercializados.

Zebuiada maior cozido do mundo abcz
Foto: Cristiano Bizzinoto/ABCZ

O dinheiro arrecadado com o evento será doado ao grupo de Combate ao Câncer (Vencer) e à Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde (Oasis), ambos de Uberaba (MG), além do Hospital de Amor de Barretos (SP). A atendente Rosângela Maria dos Santos gostou da iniciativa. “O prato está saboroso e o mais legal é saber que o valor arrecadado vai ajudar essas entidades que precisam muito”, ressalta.

panela-zebuiada-guiness-book-uberaba1
Foto: Divulgação

A panela – Pesando mais de 1.300 quilos, a ‘super panela’ utilizada no preparo da receita foi produzida sob medida em uma indústria metalúrgica. Com mais de 3,5 m de diâmetro e 1 m de altura, a panela tem capacidade para 9,6 mil litros.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.