Região está sob alerta máximo para chuvas nos próximos 10 dias; confira qual

Em uma medida excepcional, áreas dessa região poderão registrar acumulados superiores a 100 mm, podendo chegar a 150 mm em algumas localidades; confira a previsão do tempo

As condições climáticas na região Sudeste do Brasil permanecem em alerta máximo, com previsões indicando chuvas persistentes e temperaturas abaixo da média para os próximos 10 dias, alertaram os especialistas da Metsul Meteorologia. Embora não haja previsão de eventos extremos semelhantes aos da semana passada, o acumulado de precipitação poderá variar de fraco a moderado, com registros médios entre 15 e 30 milímetros em um período de 24 horas.

A preocupação aumenta devido ao solo saturado pelas recentes chuvas, especialmente em áreas de encosta na serra fluminense, além de partes de Minas Gerais e Espírito Santo, onde qualquer precipitação adicional representa um risco potencial de transtornos e deslizamentos.

Em uma medida excepcional, áreas do Leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo poderão registrar acumulados superiores a 100 mm, chegando a 150 mm na divisa entre Rio e Espírito Santo, bem como no Triângulo Mineiro.

Enquanto isso, o estado de São Paulo enfrenta um cenário diferente, com temperaturas abaixo da média e baixo volume de chuvas. Os próximos dias serão marcados por céu nublado e ventos persistentes vindos do mar em direção ao continente.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo (CGE) prevê mínimas em torno de 18 °C e máximas não superiores a 23 °C durante o período diurno, com umidade do ar elevada, variando entre 70% e 95%. Durante a noite, são esperados céu nublado e chuviscos pontuais, especialmente nas áreas próximas à serra do Mar.

Com base nas projeções convergentes, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para toda a região Sudeste, instando os moradores e autoridades a permanecerem vigilantes e preparados para possíveis impactos decorrentes das condições climáticas adversas.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM