Relação de troca do boi por milho é menor desde abril/17

Relação de troca do boi por milho é menor desde abril/17

PARTILHAR
Foto: Confinamento Monte Alegre. (Reprodução: CompreRural)

Em março deste ano o criador comprou 6,76 sacas do cereal com a venda de uma arroba do boi gordo

Os técnicos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em análise no boletim semanal sobre a pecuária de corte, comentam que em março houve uma redução de 14% no poder de compra do criador em relação ao milho, caindo ao menor nível desde abril do ano passado.

Segundo eles, no mês passado o criador comprava 6,76 sacas de milho com a venda de uma arroba de boi gordo e em fevereiro era possível adquirir 7,86 sacas.

Os técnicos explicam que com a semeadura do milho segunda safra praticamente finalizada em Mato Grosso e a capacidade de lotação das pastagens se reduzindo, devido à redução das chuvas, o pecuarista já começa a redobrar sua atenção sobre a compra do cereal, cujos preços vêm registrando fortes valorizações.

Eles alertam que apesar de a colheita da segunda safra trazer mais oferta ao mercado e uma histórica pressão sobre os preços do cereal, “é importante que o pecuarista busque maneiras de mitigar os riscos da sua atividade, seja controlando seus custos de produção ou garantindo preços de venda de seus bovinos, para que não seja surpreendido negativamente nos seus resultados”.

A cotação do boi gordo em Mato Grosso recuou 0,5% na semana passada, para R$ 133,04/arroba, pressionada “pelas dificuldades do varejo em escoar a carne nas gôndolas a maiores preços”.

O acompanhamento de mercado do Imea mostra que o preço do bezerro de 12 meses subiu pela sétima semana consecutiva e foi cotado a R$ 1245,36 por cabeça, acumulando ganho de 4,4%.

POR VENILSON FERREIRA

Fonte: Globo Rural

-- conteúdo relacionado --
Milho colorido não é truque de photoshop Chamado de milho Gem Glass, essa variação tornou-se sensação na internet, quando uma espiga colorida foi postada no Facebook. Há quem dissesse que tu...
Safra recorde, estimativa é de 215 milhões de tone... As perspectivas para a safra 2016/17 são bastante positivas. É o que afirma o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga. Segu...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com