Rio Grande do Sul inicia colheita de trigo em 2% da área; plantio de milho vai a 56%

PARTILHAR
Foto: Divulgação

“A cultura segue com excelente desenvolvimento, beneficiada pelas condições favoráveis de insolação, pelas temperaturas amenas e pela baixa umidade do ar”.

Os produtores de trigo do Rio Grande do Sul começaram a colheita da safra de trigo em 2% das áreas, em linha com a média histórica para o período, informou nesta quinta-feira a empresa de assistência técnica e extensão rural Emater-RS.

Segundo o órgão ligado ao governo estadual, a colheita teve início nas lavouras do oeste gaúcho.

A maior parte das áreas está nas etapas de floração (40%) e enchimento de grãos (39%).

“A cultura segue com excelente desenvolvimento, beneficiada pelas condições favoráveis de insolação, pelas temperaturas amenas e pela baixa umidade relativa do ar”, disse a Emater.

A empresa acrescentou que mesmo com o teor de umidade nos solos abaixo do ideal, em geral, não houve prejuízos ao potencial produtivo.

“Com a ocorrência de chuvas no dia 19 de setembro, a reposição da umidade garantiu, novamente, condições ideais para o desenvolvimento.”

Já o plantio de milho da nova safra 2022/23 alcançou 56% das áreas, contra 47% na semana anterior. Os trabalhos estão à frente dos 54% de um ano antes e da média histórica de 53%.

O retorno das chuvas permitiu a retomada dos trabalhos de semeadura.

“Além disso, com o aumento no teor de umidade nos solos, houve a retomada da germinação e da emergência de plantas, uniformizando o estande das lavouras”, completou.

Fonte: Reuters

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). 🚜🌱

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com