Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Rio Grande do Sul reforça oferta mais apertada de trigo 2023/24

Após impactos causados pelo clima, produtores gaúchos escoam produto de qualidade mais baixa aceleradamente.

A StoneX atualizou sua estimativa para a produção de trigo 2023/24 do Brasil, para 8,09 milhões de toneladas, diminuição de 2% em relação ao valor projetado em janeiro. A variável de ajuste continua sendo a produção no Rio Grande do Sul, afetada por altos níveis de precipitações. A produtividade esperada no estado diminuiu 5%, esperando-se 1,85 ton/ha. As importações serão importantes para suprir a demanda interna, mas o volume esperado se mantêm.

Também no RS, em relação às exportações, os produtores estão escoando mais aceleradamente o produto de qualidade mais baixa, após os impactos do clima. Um maior rendimento de soja esperado no Sul estaria pressionando os produtores a escoarem o cereal antes das negociações da oleaginosa. A StoneX estima que o nível negociado do cereal esteja próximo a 1,7 milhão de toneladas. 

O principal ajuste mensal da consultoria pelo lado da demanda foi o consumo de ração, em 910 mil toneladas. De qualquer forma, este segmento ainda teria o maior crescimento anual no balanço de oferta e demanda, mais do que duplicando as compras para este fim. 
Por outro lado, o estoque final teve a maior redução mensal, e teria também a maior baixa anual, dado que se esperam 104,5 mil toneladas, quando no ano anterior o nível estocado era de 555,3 mil toneladas. 

Se mantidas as exportações aquecidas, o número total para o ano safra 2023/24 pode acabar sendo elevado em revisões futuras. No entanto, é preciso acompanhar o mercado internacional que registra oferta abundante e baixa nos preços do trigo russo.

Fonte: StoneX

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM