Risco de temporal com mais de 300mm; Veja onde será!

PARTILHAR
Montagem Compre Rural

Os volumes podem chegar a mais de 300mm no sul e leste da Bahia, incluindo a Região Metropolitana de Salvador, além do sudoeste e centro de Goiás!

A primeira semana de novembro começa com tempo bastante carregado sobre o Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste do país, tudo por conta de uma nova área de baixa pressão atmosférica se desenvolve entre SP, RJ e MG e que consegue organizar melhor um corredor de umidade que vem da Amazônia. Confira!

Os últimos dias e inclusive o fim de semana estão sendo marcados por chuva intensa e volumosa em várias áreas do país. Por exemplo, só entre o final da sexta-feira e no decorrer do sábado foram entre 80 e 115mm de chuva no estado do Espírito Santo, como em Viana, Rio Novo do Sul, Guarapari e Cariacica. A previsão é de tempestade e muita chuva daqui pra frente, confira!

Atenção para acumulados elevados de chuva no Brasil 

Até o dia 07 de novembro são esperadas temporais entre o Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro.

Os acumulados de chuva devem ultrapassar os 100mm, neste período, no leste do Mato Grosso, centro e sul de Goiás, no norte de Mato Grosso, no norte e leste do estado de São Paulo, parte do Rio De Janeiro, faixa leste do Espírito Santo, Triângulo ao sul e zona da mata mineira, além da região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, pelo centro de Tocantins e pela Bahia, incluindo a capital Salvador.

Atenção! Na maior parte destes estados, os acumulados nesse período variam entre 50 e 250mm.

Os volumes podem chegar a mais de 300mm no sul e leste da Bahia, incluindo a Região Metropolitana de Salvador, além do sudoeste e centro de Goiás até o dia 7 de novembro.

A véspera e o feriado de Finados serão marcados por tempo instável em muitas áreas do Brasil. Há risco para temporais em muitos municípios e alguns transtornos podem acontecer por causa do grande volume de chuva. Confira quais regiões serão mais afetadas!

É importante salientar, que já no dia 02 de novembro a área de baixa pressão atmosférica, que se forma entre os estados do Sudeste, se desloca para o mar nos próximos dias, e junto com um corredor de umidade mais persistente, que vai agora desde o Amazonas até áreas do Nordeste do país, e um cavado sobre o leste baiano, são os responsáveis por esse volume todo esperado no estado da Bahia.

Por curiosidade: Essa área de baixa pressão atmosférica tem características de ciclone, só que ainda estamos monitorando à classificação desse tipo de ciclone, que nas primeiras simulações eram de ciclone subtropical. Fique de olho nas atualizações!

 Mapa de chuva acumulada — previsão entre os dias 30/10/2021 a 03/11/2021.
Mapa de chuva acumulada — previsão para os dias 04/11/2021 a 08/11/2021.

As simulações atmosféricas indicam a formação de um corredor de umidade entre a Região Norte e o Sudeste, diversos cavados e a entrada constante de umidade do oceano para a costa. 

Região Sul 

No sul a condição é para chuva, que ocorre de maneira irregular, entre o Paraná e Santa Catarina. O tempo fica mais aberto no Rio Grande do Sul até a próxima segunda-feira (01), já na terça-feira (02) a chuva se espalha mais pelo estado gaúcho, e o tempo fica firme entre Santa Catarina e o Paraná. 

Região Sudeste 

No sudeste, tem previsão para altos acumulados em Minas Gerais. As áreas com maior condição de chuva são o centro, leste e norte do estado, o que inclui a capital Belo Horizonte. No Espírito Santo, o tempo vai ficar encoberto e chuvoso, as temperaturas também vão ficar mais baixas em todo o estado, incluindo Guarapari e Vitória. Entre segunda (01), e terça-feira (02) a previsão é de acumulados altíssimos em Vitória, com risco de deslizamentos, alagamentos e enchentes.

Região Centro-Oeste 

No centro-oeste condição para chuva forte e volumosa em todas as áreas. No Distrito Federal as precipitações vão ocorrer com menor intensidade neste fim de semana, e vão aumentar à partir de segunda-feira (01). No Mato Grosso do Sul as condições são para fortes temporais, porém, que acontecem de forma isolada ao longo do feriado. 

Região Nordeste

No nordeste, a chance é de chuva fraca sobre o estado da Bahia, mas a condição ainda será de céu nublado e queda nas temperaturas. A chuva mais expressiva vai ficar concentrada no litoral sul do estado, região de Porto Seguro. A chuva também aumenta no cinturão conhecido como MATOPIBA, com previsão de acumulados muito elevados na terça-feira (02). Entre o Alagoas e o Ceará predomínio de tempo firme, com chuva muito fraca apenas nas áreas litorâneas. 

Região Norte

No Norte, a combinação entre calor e umidade vai manter o tempo instável na região, ao longo de todo o feriado, com condição para pancadas de chuva com trovoadas as áreas. Temporais são esperados entre o Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Pará nos próximos dias. A chuva vai se concentrar entre os períodos da tarde e da noite na maioria dos dias, e a sensação será de tempo abafado na região.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.