Roubos de defensivos assombra produtores no MT

Roubos de defensivos assombra produtores no MT

PARTILHAR
defensivos-agricolas-mato-grosso
Foto: Tecnosolda

Roubos de defensivos agrícolas estão apavorando agricultores da região de Alto Garças no Mato Grosso.

Os roubos e furtos de defensivos agrícolas, principalmente os fungicidas, vêm apavorando os produtores rurais das regiões próximas a Rondonópolis, como a Serra da Petrovina, Alto Garças, Guiratinga, Itiquira, Primavera do Leste, Campo Verde, Fátima de São Lourenço.

Após o plantio estes produtos se tornam alto valor de mercado, sendo que a maioria dos fungicidas é para o combate da ferrugem asiática.

No mês passado, na região da Serra da Petrovina, os bandidos arrombaram os galpões de uma fazenda sem fazer barulho e levaram mais de 2.500 litros de defensivos e fungicidas como Fox, Orkestra, Elatos, Ativum, entre outras marcas.

A carga do produto daria para encher uma F-4000, mas diante das marcas deixadas nas estradas da fazenda, estima-se que os bandidos transportaram o produto do roubo em caminhonete, fazendo mais de uma viagem. Galões dos produtos, que caíram durante o roubo, talvez por excesso da carga, foram encontrados em pontos das estradas. No entanto, a carga total não foi recuperada.

Na mesma região, bandidos armados renderam os moradores de outra fazenda e levaram outra carga de defensivos. Já na região de Fátima de São Lourenço outro estoque de produtos também foi levado pelos bandidos, mas este os proprietários conseguiram recuperar e, para espanto, estava armazenado numa casa na própria localidade de São Lourenço de Fátima.

Já em Alto Garças os Bandidos invadiram uma fazenda sementeira e levaram vários produtos, o Proprietário chegou a oferecer uma recompensa para quem devolvesse a carga roubada. Até o momento a Polícia continua investigando, mas nada foi recuperado ainda.

A maioria destes crimes está sendo investigada pelas autoridades. Segundo o delegado titular da Delegacia Especializada de Roubos, Furtos e Narcóticos de Rondonópolis (DERF), Vinícius Franciscon Prezoto, e apesar da Polícia Civil recentemente ter apreendido uma carga roubada de defensivos agrícolas, as investigações deste tipo de crime se concentram na Gerência de Combate ao Crime Organizado, em Cuiabá.

produtos_apreendidos
Foto: Altogarcas.com

Nas redes sociais, produtores rurais de Rondonópolis e região, atônitos, amedrontados e desestimulados, devido a flagrante falta de segurança que também vem apavorando no campo, e representantes das forças policiais, se organizaram em grupos para troca de informações que possam ajudar na localização dos produtos roubados e na identificação dos assaltantes, mas também que sejam identificados os receptadores, que acabam sendo também criminosos, adquirindo esses produtos por preços bem abaixo do mercado e, o que é pior, as vítimas desconfiam que sejam proprietários de áreas rurais da própria região.

O clamor geral é que as autoridades tomem medidas enérgicas e urgentes para dar um basta nessa onda de crimes e possa devolver um pouco de tranquilidade para os produtores desenvolverem suas labutas diárias nas lavouras de Mato Grosso.

Com informações do Altogarcas.com

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com