RS embarca 9 mil cabeças de gado vivo para Turquia

RS embarca 9 mil cabeças de gado vivo para Turquia

PARTILHAR
Foto: André Zenobini / Suprg

Rio Grande/RS

Nesta sexta-feira (03), está sendo realizada a primeira operação de carga viva na zona primária do Porto Novo, no Porto do Rio Grande, em 2017. A embarcação responsável pelo transporte é o navio, de bandeira panamenha, MV ‘Polaris-2’. Ao todo, serão exportadas cerca de nove mil cabeças de gado com destino à Turquia.

O navio Polaris-2 possui 150 metros de comprimento e 23 de largura. No ano de 2016, foram exportados à Turquia 46.481 animais vivos. Um aumento de 416% quando comparado ao ano de 2015 que movimentou apenas nove mil cabeças de gado. A primeira exportação para o país pelo porto rio-grandino foi em 2009.

A Superintendência através da Ordem de Serviço 02/2016 definiu medidas para que operações desse tipo ocorram com a menor interferência nas demais atividades portuárias. Entre os itens resolvidos estão a determinação que a embarcação deverá chegar ao Porto do Rio Grande, com seus porões e currais limpos, sem resíduos e sem carga viva a bordo. A medida procura garantir os menores impactos sociais causados pela aglomeração de animais.

Fonte: Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg)

Reprodução do site Página Rural