
Falta de abelhas prejudica o desenvolvimento de culturas como a maçã, que precisam da polinização
As enchentes que aconteceram no Rio Grande do Sul em maio e que provocaram mortes e destruição de casas, empresas e lavouras também destruíram 16,9 mil colmeias. O levantamento é da Federação Apícola e de Meliponicultura do RS, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e contabiliza as mortes da espécie Apis mellifera e de abelhas-sem-ferrão ocorridas até o dia 20 de junho. Cada colmeia tem entre 50 e 80 mil insetos.
Os dados se referem a 66 municípios gaúchos, sendo Palmares do Sul o que teve o pior resultado, com mais de duas mil colmeias perdidas. De acordo com a coordenadora executiva do Programa Observatório de Abelhas do Brasil, Betina Blochtein, as colmeias ficaram submersas ou foram carregadas pela água, provocando a morte das abelhas.
“A gente não está computando as colmeias que estão agora em alto risco, por exemplo, que foram parcialmente afetadas. As paisagens foram muito lavadas, em muitos casos elas estão com uma camada de lodo, de terra por cima, não têm vegetação com flores, então, não têm alimentação para as abelhas”, afirma Betina.
Ao todo, o Rio Grande do Sul tem 486 mil colmeias e outras milhares de espécies de abelhas que não vivem em sociedade e, por isso, não são monitoradas. Segundo Betina, essas “não sociais” são mais frágeis e não têm reserva de alimentos e, provavelmente, foram ainda mais impactadas pelas chuvas e enchentes.
Falta de abelhas afeta desenvolvimento de culturas
O levantamento aponta que a falta de abelhas pode prejudicar a polinização de plantas e o desenvolvimento de algumas culturas. “A maçã tem uma dependência de mais de 90% da presença de abelhas. Se não tem abelhas ou tem poucas, as maçãs ficam pequenininhas e ficam muito irregulares”, destaca Betina Blochtein.
O Rio Grande do Sul é responsável por 45% da produção de maçãs brasileiras, segundo a Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã. O cultivo está concentrado em 26 municípios que totalizam 14 mil hectares de pomares. Outra cultura que depende da polinização desses insetos é a soja, variando entre 12% e 20%. “Imagina 15% de aumento da soja, 15% a mais no peso em grãos é muita coisa. Realmente, a perda de abelhas repercute”, afirma a coordenadora do programa.
Fonte: Agro Estadão
Morre Mateus Paranhos, cientista que humanizou a pecuária brasileira
Referência internacional em bem-estar animal, o zootecnista Mateus Paranhos deixa legado técnico, ético e científico que transformou o modo como o Brasil trata seus animais de produção
Continue Reading Morre Mateus Paranhos, cientista que humanizou a pecuária brasileira
Brics terá declarações de IA, doenças socialmente determinadas e clima
As resoluções dos sherpas (negociadores dos países) serão encaminhadas para as lideranças políticas e devem resultar em declarações específicas sobre essas pautas.
Continue Reading Brics terá declarações de IA, doenças socialmente determinadas e clima
Conheça o Greyman, um cruzamento que virou ouro na pecuária de corte tropical
Resultado do cruzamento entre Murray Grey e Brahman, o gado Greyman é reconhecido por sua adaptabilidade, eficiência alimentar e carcaça premium.
Continue Reading Conheça o Greyman, um cruzamento que virou ouro na pecuária de corte tropical
Conheça as melhores raças de búfalos seja para produzir leite e ou carne
Rusticidade, eficiência alimentar, longevidade produtiva e resistência a doenças tropicais são apenas alguns dos atributos que fazem do búfalo um animal cada vez mais presente em propriedades de pequeno, médio e grande porte
Continue Reading Conheça as melhores raças de búfalos seja para produzir leite e ou carne
Safrinha histórica: milho bate recorde e impõe novo desafio ao agro brasileiro
Produção da safrinha de milho deve chegar a 123 milhões de toneladas em 2024/25, impulsionada por clima favorável e alta produtividade. Setor comemora, mas se preocupa com escoamento e demanda internacional
Continue Reading Safrinha histórica: milho bate recorde e impõe novo desafio ao agro brasileiro
Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado
Segundo governo federal, o benefício da tarifa social de energia elétrica concederá a gratuidade total da conta de luz a 4,5 milhões de famílias.
Continue Reading Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado