Safra de trigo nos EUA é afetada pela pior seca da década que atinge o Kansas

Como o Kansas está enfrentando uma seca intensa, as grandes quantidades de trigo e outras culturas cultivadas no estado estão sendo colocadas em risco neste verão.

O Kansas é geralmente responsável por produzir cerca de 25% da safra de trigo de inverno dos EUA, mas devido às grandes áreas do estado atualmente atormentadas pelo que a Reuters relatou como as piores condições de seca em mais de uma década, essas safras podem estar em falta no próximos meses.

Dados do Monitor de Secas dos EUA mostram que, em 20 de junho, 7,76% do estado foi atingido por “seca excepcional”, enquanto 16,58% estava em condições “anormalmente secas”, 22,19% em “seca moderada”, 19,30% em “seca severa, ” e 30,23 “seca extrema”. Atualmente, apenas 3,93% de todo o estado está livre da seca. Acredita-se que esta seca seja causada por pouca chuva e ventos fortes.

A maior parte da pior seca está localizada no centro do estado, que também é onde estão muitas das terras de cultivo do Kansas. Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostram que mais da metade da safra de trigo do estado foi classificada como “ruim” ou “muito ruim” em meados de junho, com apenas 1% da safra de trigo do estado sendo classificada como em condição “excelente”.

Outras lavouras estão sendo afetadas pela estiagem, com 64% da área de produção de milho e 57% da área de soja afetada pela estiagem desta semana, segundo dados do USDA.

A temporada de 2023 foi quase a pior da última década, como evidenciado pelos baixos valores históricos de NDVI [índice de diferença normalizada de vegetação; uma medida da saúde das plantas com base na densidade de folhas verdes na vegetação] e impulsionado em parte por precipitação média”, disse Ritvik Sahajpal, pesquisador do Harvest Consortium da Universidade de Maryland e da NASA, ao NASA Earth Observatory. “Houve algumas chuvas no período crítico de floração de maio a junho que ajudaram a elevar os valores de NDVI, mas as condições são ruins no geral”.

A seca deste ano no Kansas é considerada a pior desde 2012, relata a Reuters, durante a qual a produção de milho dos EUA caiu para o nível mais baixo em 17 anos, de acordo com o USDA. No início de junho, o Serviço de Pesquisa Econômica do USDA projetou que os agricultores do estado produziriam a menor safra de trigo desde 1961.

“Com base nas condições de 1º de junho, a safra de trigo de inverno de 2023 do Kansas está prevista em 191 milhões de bushels, uma queda de 22% em relação à safra do ano passado”, diz o relatório. “O rendimento médio está previsto em 29 alqueires por acre, uma queda de 8 alqueires em relação ao ano passado. A área a ser colhida para grãos é estimada em 6,60 milhões de acres, inalterada em relação ao ano passado. Isso representaria 81 por cento dos acres plantados, em comparação com o ano passado 90% colhidos.”

Um estudo publicado na revista Climate and Atmospheric Science no início de junho descobriu que, em 1981, esperava-se que condições extremas de temperatura que podem danificar as plantações de trigo ocorressem aproximadamente uma vez a cada 100 anos, enquanto hoje são previstas a cada 6 anos ou mais.

O calor no Kansas só pode piorar nos próximos anos, devido aos efeitos das mudanças climáticas.

A Newsweek procurou vários especialistas para comentar sobre a condição da seca no Kansas, mas no ano passado, Auroop Ganguly, diretor do Laboratório de Sustentabilidade e Ciências de Dados da Northeastern University, Boston, disse à Newsweek: “Do lado dos riscos hidrometeorológicos, as ondas de calor estão ficando – e é projetado para ficar – ainda mais quente, ondas de frio persistentes mesmo se tornando menos frequentes, chuvas pesadas ficando mais pesadas, e assim por diante.

“Os impactos podem ser de longo alcance em vários setores, como ecossistemas e processos costeiros, aspectos do nexo água-energia-alimentos, infraestruturas e linhas de vida urbanas”, disse Ganguly.

Fonte Newsweek

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM