Saiba a vital importância do gado beber água limpa no bebedouro

Saiba a vital importância do gado beber água limpa no bebedouro

bebedouro-de-agua-rubbertank-agua-limpa-gado
Bebedouro Gigante Rubber Tank / Foto: Fernando L. Lima

A água é um nutriente de vital importância na nutrição animal, e muito importante na dieta do confinamento.

É essencial para a vida e está presente em todos os tecidos e funções de um ser vivo, sendo o principal constituinte do corpo de um animal, podendo variar de 50 a 80% do peso vivo. O consumo diário depende de diversos fatores, como a quantidade de água contida nos alimentos da dieta, quantidade de matéria seca (MS) consumida, características dos alimentos consumidos, temperatura e umidade ambientes. Devido a esses fatores, a quantidade de água consumida por diferentes categorias animais, em diferentes situações, é bastante variável.

agua-animais

Para bovinos de corte, os requerimentos de água podem ser expressos de diversas maneiras: por unidade de peso vivo, unidade de peso metabólico, unidade de matéria seca ingerida, em relação à energia ou proteína ingerida, ou em relação à temperatura ambiente.

O produtor não deveria ficar apenas preocupado com a quantidade de água, mas sim, também com a sua qualidade. Um aspecto muito importante é a limpeza periódica dos bebedouros. Não há como afirmar quantas vezes os bebedouros devem ser limpos por semana, mas o importante é que nunca fiquem sujos. Você deve ser capaz de beber a água que os bois bebem!

Já visitei uma fazenda em que a água do bebedouro estava muito limpa, sempre que mostro a foto que tirei deste bebedouro escuto o comentário: “Ah, mas devem ter limpado o bebedouro há pouco tempo!”, e respondo o que vi: “Sim, eles limpam duas vezes por semana!”.

A crença de que a água parada fica com uma temperatura mais elevada e melhora o desempenho animal não faz sentido para regiões de climas tropicais. Mesmo em regiões temperadas, aquecer a água só é justificado em casos de descongelamento. A contaminação da água de poços artesianos com sais minerais pode ser outro fator a ser estudado. Qualquer suspeita deveria logo ser esclarecida com uma análise da água.

É mais que sabido que o consumo de matéria seca está diretamente relacionado com o consumo de água, e, sendo a água suja ou de má qualidade, o consumo de matéria seca será menor, consequentemente o desempenho também. Muitas vezes o produtor gasta muito do seu tempo e dinheiro com ações que visam a melhoria de alguns pontos no confinamento, quando na verdade as falhas são muito mais basais. Isto que estamos falando somente da água, nem mencionamos conforto animal.

Fonte beefpoint.com.br

PARTILHAR

Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.

2 COMENTÁRIOS