Saiba qual é a diferença entre gato bengal, gato-do-mato e jaguatirica

Na terça, uma gata da raça bengal, avaliada em R$ 7 mil, foi confundida com uma jaguatirica e solta na mata em BH. Veterinária especialista explica as características de cada espécie.

Imagine a cena. Você está no quintal da sua casa ou fazendo uma caminhada pelo bairro e dá de cara com um animal que, mesmo pequeno, parece uma onça.

Se não for mesmo uma onça filhote [ufa, que sorte!] é provável que você esteja diante de um gato-do-mato, de uma jaguatirica ou até mesmo de um gato bengal.

A confusão é compreensível, uma vez que todos eles têm pelagens similares, em padrões de preto com marrom claro, e as dentições não são lá tão diferentes.

Na última terça-feira (10), uma gata da raça bengal foi confundida com uma jaguatirica e mobilizou os bombeiros em Belo Horizonte. Acionados por moradores de um condomínio, eles capturaram “Massinha” e chegaram a soltá-la em uma área de mata. A gata foi recuperada horas depois para o alívio do seu tutor.

Então, como saber diferenciar? Afinal, se deparar com um gato bengal e com uma jaguatirica não é a mesma coisa.

Batemos um papo com Marcela Ortiz, veterinária especialista em animais silvestres, para entender melhor as características que diferenciam cada espécie.

Marcela se especializou em animais silvestres, especialmente os felinos — Foto: Arquivo Pessoal

Veja abaixo as principais características apontadas pela profissional.

Gato Bengal

Raça só foi reconhecida na década de 80 — Foto: Reprodução/ TV Integração
  • É o cruzamento de um gato asiático selvagem com um gato doméstico.
  • Foi criado em 1963, mas só foi considerada uma raça na década de 80.
  • Tem o tamanho de um gato comum. Quando bebê, o tamanho também é de um gato doméstico.
  • A pelagem das patas e do rabo lembra as listras de um tigre. Já a do tronco, se parece à das onças, com manchas arredondadas.
  • Não tem instinto selvagem o suficiente para sobreviver na natureza, mas tem algumas características diferentes dos gatos comuns.
  • Gosta de brincar de caça e de ficar em lugares altos.
  • É arisco, desconfiado, mas dócil.

Gato-do-mato

Gato-do-mato em zoológico de Uberlândia — Foto: Araípedes Luz/Prefeitura de Uberlândia/Divulgação
  • Quando filhote, tem o tamanho de um gato comum. Já o adulto, é um pouco maior que o gato doméstico.
  • A pelagem tem manchas arredondadas, inclusive nas patas, diferentemente do gato-do-mato. O rabo, contudo, tem padrão tigrado.
  • É selvagem e foge ao avistar humanos, mesmo os filhotes.
  • A cabeça é um pouco maior que a de um gato comum e tem o rosto típico dos felinos selvagens, ao contrário do bengal, que tem traços mais arredondados.

Jaguatirica

A jaguatirica é o terceiro maior felino brasileiro — Foto: Arte/TG
  • A jaguatirica é maior que o gato bengal e o gato-do-mato. Tem o tamanho de um cachorro.
  • Mesmo uma jaguatirica bebê já é do tamanho de um bengal adulto.
  • É o terceiro maior felino brasileiro (atrás da onça-pintada e da onça-parda).
  • É bastante selvagem e, mesmo quando filhote, foge ao menor sinal de humanos.
  • O pelo também tem manchas arredondadas no tronco e nas patas, como as onças-pintadas, mas o rabo, assim como nos gatos-do-mato, tem padrão listrado.
  • Diferentemente das outras espécies menores, as jaguatiricas possuem pintas sólidas e muitas manchas ou rosetas abertas que se fundem e formam estrias e faixas horizontais nas laterais do corpo.

Resumindo, dá para diferenciar se observarmos a pelagem e o tamanho do animal. Mas, se ainda restou alguma dúvida, a Marcela dá uma dica:

“Se você conseguir se aproximar e o animal não fugir, é um gato bengal. Os gatos-do-mato e as jaguatiricas são muito mais ariscos e selvagens”, brinca.

Fonte: G1

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM