Select Sires do Brasil leva o top da genética mundial para a...

Select Sires do Brasil leva o top da genética mundial para a Expodireto

PARTILHAR
regancrestsbraxtonetrsid10
Touro Regancrest Braxton. Fonte: Select Sires

Entre os 10 melhores touros holandeses do mundo, nove são filhos de touros com a genética da Select Sires, conforme a última prova da raça realizada recentemente

A Central de Inseminação Artificial de sêmen bovino, Select Sires do Brasil (SSB), levou para Expodireto, em Não-Me-Toque (RS), o que existe de melhor no mercado mundial, quando o assunto é inseminação artificial de touros.

Entre os 10 melhores touros holandeses do mundo, nove são filhos de touros com a genética da Select Sires, conforme a última prova da raça realizada recentemente.

As características e um maior detalhamento de todo este material genético estão à disposição dos produtores durante os quatro dias da feira, que fica atrás apenas da Expointer, em volume de comercialização entre as feiras realizadas no Rio Grande do Sul.

“É um evento muito importante para estreitar ainda mais o nosso contato com o produtor. Estamos aqui para apresentar uma genética de touros que realmente conseguem transmitir todas suas boas características para suas filhas, especial o gado de leite”, afirma Daniel Moreira, Responsável pelo Departamento Técnico da SSB.

Todos os animais estão entre os TOP da raça para características como produção de leite, longevidade e características de conformação

Com sede em Porto Alegre, a Central de Inseminação americana Select Sires criou um programa para oferecer acesso à genética de ponta sem limitações de preço e qualidade aos produtores do mercado nacional.

“O programa denominado ART Brasil tem como objetivo identificar e desenvolver animais expoentes na raça holandesa. Através da disponibilização em quantidade e preços acessíveis queremos diminuir o intervalo entre a utilização de genética ponta nos EUA com a utilização desta genética no mercado interno.”, destaca Moreira.

O programa iniciou em 2015 com a importação de embriões elite, mas já em 2017 atingiu outro patamar com a importação dos Estados Unidos de cinco touros vivos pertencentes à elite da raça holandesa, sendo três filhos de Modesty, touro ícone da raça.

Select Sires na Expodireto
Foto: Divulgação/Assessoria

“A partir da importação destes touros vivos passamos a disponibilizar ao produtor de leite uma grande quantidade de uma genética diferenciada a um preço acessível.Todos os animais que chegaram ao Brasil passaram por um rígido critério de seleção que levou em conta as demandas genéticas do produtor brasileiro. Todos os animais estão entre os TOP da raça para características como produção de leite, longevidade e características de conformação.”, afirma.

A produção de sêmen destes animais começou no segundo semestre de 2017, e apenas no segundo semestre comercializou 60.000 doses. “Estamos muito satisfeitos com a aprovação dos produtores brasileiros. Se tivéssemos condições de produzir mais certamente esse número seria maior. Como esses touros chegaram com 7 meses e começaram a produzir com 12 meses, ainda não atingiram a maturidade sexual completa e portanto não estão na sua capacidade plena de produção. Esse ano a gente acredita que a venda será ainda maior com um aumento superior a 100%.”, projeta Moreira.

O executivo da empresa destaca que novos touros devem ser importados ainda este ano com origem na unidade americana, em Ohio.

Atualmente, o Brasil é a segundo maior importadora de sêmen da genética Select Sires, atrás apenas do Canadá. Apenas em 2017, a unidade brasileira comercializou mais de 700 mil doses no mercado nacional.

Fonte: Select Sires do Brasil

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com