Senar realiza primeiro curso de degustação de cafés especiais

Senar realiza primeiro curso de degustação de cafés especiais

PARTILHAR
Senar Café
Foto Divulgação.

Realizado primeiro curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais no Alto Paranaíba.

Novo na grade de cursos do Senar Minas, o curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais foi realizado pela primeira vez no Alto Paranaíba, no município de Rio Paranaíba, que tem como principal atividade econômica a agricultura, com destaque para o café. A realização do curso se deu através da parceria do Senar com o Sindicato de Produtores Rurais de Rio Paranaíba e com a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé).

Os mineiros são os maiores produtores de café do mundo e os consumidores da bebida estão cada vez mais exigentes. Por isso, a demanda por cafés especiais cresce a cada ano. De olho nessa realidade, profissionais vem se formando para conquistar novos mercados. Oito trabalhadores rurais, que já atuam com o café em propriedades rurais de Rio Paranaíba, não perderam a oportunidade.

O curso tem duração de cinco dias e é desenvolvido em teoria e prática. “Na parte teórica, analisamos aspectos econômicos, os mercados interno e externo, a competição entre eles, as regiões que tem maior potencial em cafés especiais, e os diferenciais desses cafés. Na prática, os participantes fazem a classificação dos grãos, a torra, e a degustação dos cafés seguindo padrões internacionais”, detalha o instrutor do curso, Ricardo Aloise Júnior.

Roberto Alves Bomtempo é gerente da fazenda Três Rios, que tem quase 500 hectares plantados de café. Tudo é vendido à Cooxupé, que encaminha o grão até para outros países. Roberto já fez aproximadamente 15 cursos do Senar, mas conta que esse foi o melhor entre todos. “Nos outros cursos eu já tinha certo conhecimento dos assuntos tratados, mas nesse foi tudo novo para mim, aprendi muito. Agora eu posso dizer que conheço bem o nosso produto, e isso vai me ajudar a vendê-lo melhor”.

“Temos incentivado os cursos de Classificação e Degustação de Cafés, pois eles acabam estimulando nos participantes a necessidade de fazer outros cursos do Senar Minas. Ainda neste sentido, estamos realizando vários cursos em parceria com a Cooxupé, focados na melhoria da qualidade do café. Aqui na região, os municípios contemplados são: Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, Coromandel, Monte Carmelo e Serra do Salitre”, destaca o gerente regional do Senar Minas em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.

Fonte: Élcio Fonseca, de Patos de Minas

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.