
Com o nome de “Incêndio da Gameleira” animal tinha como destaque sua linhagem de sangue antiga e marcha picada fora do comum.
O animal era propriedade do Rancho Abate sediado na cidade de Uberaba (MG) e foi adquirido do criatório Jumentos RAF, bastante tradicional da raça, o animal que havia nascido no dia primeiro de janeiro de 2006 completou 12 anos tinha pelagem do tipo “rua” e era um ícone da raça.
“É com imensa tristeza que anunciamos a morte precoce do nosso garanhão Incêndio da Gameleira (Ianque da Vale Verde x Neve de Naviraí), Incêndio deixou inúmeros filhos dentre eles nossos garanhões Fenômeno Raf, Cassino Raf e Bastião Raf, a raça Pêga perdeu um ícone ainda muito jovem na sua maior forma aos 12 anos. O Incêndio da Gameleira foi um divisor de águas em nosso criatório, pois tem sangue PassaTempo que é muito antigo, um animal de beleza superior e um andamento de marcha picada fora do comum” disse emocionado Fernando Abate, dono do animal.

O jumento Pêga
O jumento Pêga, raça de asininos formada em Lagoa Dourada – MG, onde existe a maior concentração de Jumentos Pêga no Brasil, é hoje o orgulho da pecuária nacional. Igualmente dóceis, inteligentes e resistentes, os jumentos Pêga são os mais procurados pelos criadores no Brasil. Além de serem utilizados para o trabalho no campo, também são os preferidos para obtenção de híbridos (burros e mula) a partir do cruzamento com éguas altamente selecionadas, originando animais com todas as características desejáveis.
- Grupo Mira Transportes e Logística pede recuperação judicial após trajetória de 46 anos
- Frete rodoviário cai 0,54% em agosto, mostra IFR
- Nota da Afagro sobre a contratação de temporários
- Imposto Territorial Rural: prazo de declaração vence em 30 de Setembro; Veja as novidades
- Ação conjunta reduz em 95% infestação da podridão da uva madura em polo produtor paulista
Atualmente, a comercialização do jumento Pêga está em pleno crescimento, principalmente porque faltam animais de qualidade e procedência no mercado, que apresentem excelente valor zootécnico. Resumidamente, o mercado comprador está mais exigente e quando criados dentro de um padrão de qualidade, os jumentos Pêga estão sendo vendidos para todo o Brasil, de norte a sul.
Confira alguns touros que morreram recentemente
- Outros touros que já se foram
- Touro Backup
- Touro REM Torixoréu
- Morre touro mais valorizado da história do Gir Leiteiro
- Girolando Curió
- Touro Agressivo
- PH Uísque
- Touros de destaque da raça Senepol
- Sucessor de Jaguar TE do Gavião
- Touro Guzerá Escoteiro FIV Uniube