Simone Bianchini é reeleita e guiará associação Devon e Bravon

Simone Bianchini é reeleita e guiará associação Devon e Bravon

PARTILHAR
Simone Bianchini devon e bravon
Foto: Divulgação

Novo mandato na ABCDB terá chapa encabeçada por mulheres; além da presidente e das duas vice-presidentes, outras nove mulheres compõem a diretoria

A atual presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Simone Bianchini, foi reeleita por aclamação, em chapa única, para dirigir a entidade pelo biênio 2021/2022. A votação foi realizada na tarde desta terça-feira (22/12), no estande da raça, localizado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Ao lado de Simone, foram eleitas vice-presidentes as produtoras rurais Maria Helena Della Giustina Baldisserotto e Elizabeth Obino Cirne-Lima, que já dirigiu a entidade anteriormente. Outras nove mulheres integram as diretorias de Marketing, Eventos e do Programa de Carne Certificada.

O resultado da eleição é um exemplo do protagonismo feminino na agricultura e na pecuária. “As mulheres já estão à frente das suas propriedades e, cada vez mais, vêm atuando em todos os segmentos do agronegócio. E isso está acontecendo naturalmente, também, na ABCDB, vamos juntas impulsionar a Associação”, afirma a dirigente. A entidade foi fundada em 1952.

Entre os principais objetivos do próximo mandato, destacam-se a criação de novos núcleos de criadores, a retomada da certificação de carne no Rio Grande do Sul e o crescimento das raças Bravon e Devon pelo Brasil. “São metas importantíssimas. Os núcleos farão a aproximação dos novos criadores com a Associação e tudo isso resultará na expansão das nossas raças. Nossa missão é fomentar esse crescimento”, resume Simone.

Simone Bianchini é natural de Lages (SC). Atua na criação da raça Devon junto à Cabanha São Luiz, de propriedade da família. Além de estar à frente da Associação nos últimos dois anos, coordena o Programa Carne Devon Certificada, desde a sua implantação, em 2017.

Raça Devon – A raça se caracteriza pela rusticidade, adaptabilidade a climas adversos e boa lactação das vacas, tidas como boas mães. O caráter dócil influencia diretamente no sabor da carne, que é suculenta e macia. De origem britânica, é uma das mais antigas raças que se tem registro e foi introduzida no Brasil em 1906. O rebanho de Devon, no Brasil, é estimado em cerca de 250 mil cabeças, com criatórios localizados principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Raça Bravon – Os cruzamentos, com 5/8 de sangue Devon e 3/8 de sangue zebuínos de corte, são melhoradores genéticos, por reunirem tolerância ao calor, aos diferentes tipos de pastagens e resistência a pragas. Criada há muitas décadas no Brasil, desde o extremo Sul do país até as regiões mais tropicais, a raça reconhecida oficialmente em setembro de 2020 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Até então, eram registrados na Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) como Devon CCG (Cruzamento sob Controle de Genealogia).

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.