De origem britânica, raça Devon ganha espaço no Brasil

De origem britânica, raça Devon ganha espaço no Brasil

PARTILHAR
Foto: Agropecuária Arapari

O rebanho está concentrado nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de criadores em estados como Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Bahia.

A raça Devon no Brasil soma cerca de 250 mil cabeças. O rebanho está concentrado nos estados do Rio Grande do Sul, com 150 mil cabeças e em Santa Catarina, especialmente na região serrana. Também conta com criadores em estados como Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Bahia.

A raça tem provado ser tolerante a climas quentes, sendo hoje criado extensivamente na Austrália, Nova Zelândia, USA, Brasil e Jamaica. Esta habilidade em tolerar bem o calor tem encorajado alguns pesquisadores a imaginar uma possível relação entre o Devon e o gado indiano levado ao sudoeste da Inglaterra há muito tempo.

A raça Devon participou do nosso projeto Live das Raças, confira abaixo:

As principais características são a rusticidade, caráter dócil, adaptabilidade a climas adversos, grande capacidade de ganho de peso dos touros mesmo em condições adversas de pastagens e boa lactação das vacas, tidas como mães por excelência. Devido à alta qualidade genética, a raça é utilizada com sucesso em cruzamentos com outras raças europeias e zebuínas.

A raça Devon é uma das mais antigas que se tem registro e é de origem britânica (condado de Devon). Foi introduzida no Brasil, pelo Rio Grande do Sul em 1906, com quarenta novilhas Devon PO importadas de uma propriedade no Uruguai por Joaquim Francisco de Assis Brasil, um entusiasta de gado de corte que foi Ministro da Agricultura no governo de Getúlio Vargas. Anos mais tarde, o criador importou outros animais diretamente da Inglaterra.

A raça Devon é reconhecida como produtora de carne nobre

O sabor que a carne Devon proporciona ao consumidor tem muito a ver com as caraterísticas zootécnicas dos animais. Novilhos de excelente ganho de peso e fácil acabamento possibilitam a produção sustentável de animais jovens, com boa cobertura de gordura, marmoreio e maciez, suculência e sabor destacados. Parrilleros profissionais, chefes de cozinha, assadores de final de semana, restaurantes e os mais variados tipos de apreciadores de carne identificam e valorizam as qualidades que tornam a carne Devon ímpar. 

A certificação começou em 2017 com o Frigorífico São João (SC) e desde 2019 certifica também com o Frigorífico Famile (RS). Atualmente, os cortes da Carne Devon Certificada estão disponíveis em 120 pontos de venda em Santa Catarina e em mais de 30 locais no Rio Grande do Sul. 

Sobre a raça Devon

Foto: Agropecuária Arapari

O reprodutor Devon transmite:

  • Fertilidade;
  • Capacidade leiteira;
  • Habilidade materna;
  • Longevidade;
  • Habilidade na conversão alimentar;
  • Docilidade;
  • Rusticidade (adaptação a qualquer clima e qualquer altitude);
  • Conformação de carcaça.
Fonte: Beef Point

O reprodutor gera um terneiro:

  • Com maior resistência a doenças;
  • Pequeno tamanho ao nascer, não oferecendo problemas de parto;
  • Dócil;
  • Hábil na conversão alimentar (menor quantidade de pasto ou grãos consumidos por kg de carne produzida).
Fonte: Beef Point

A vaquilhona de cruza Devon:

  • É precoce, produz terneiros mais cedo
  • É fértil, o que representa mais terneiros
  • Produz excelentes vacas reprodutoras

A raça Devon tem grande importância e aplicação de suas características a condição atual de mercado da pecuária de corte brasileira, bem como para toda e qualquer propriedade que busque produtividade com base em rusticidade, precocidade e qualidade animal. Os aspectos citados no texto se destacam e tem seu reflexo e transmissão às gerações seguintes facilmente perceptível, o que torna os sistemas mais eficientes e práticos; além da grande facilidade de conversão alimentar em carne de alta qualidade, com rápido acabamento, favorecendo sua aplicação em cruzamentos. Com cenário favorável, o “mercado Devon” vive uma ampla expansão com os programas de certificação” – Luiza Ribeiro, técnica Devon em SC.

Confira fotos do rebanho da raça Devon

Fonte: Beef Point
Foto: Agropecuária Arapari
Foto: Agropecuária Arapari
Foto: Agropecuária Arapari
Foto: Agropecuária Arapari
Foto: Devon Brasil
Foto: Devon Brasil
Foto: Devon Brasil
Foto: Devon Brasil
Foto: Gustavo Rafael Fotografia
Foto: Agropecuária Arapari

A Associação Brasileira de Criadores de Devon contribuiu para a construção do conteúdo.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com