Snaplage: mais fibras digestíveis e concentração de amido

Snaplage: mais fibras digestíveis e concentração de amido

snaplage-milho
Foto: Divulgação

Snaplage, termo que está surgindo no Brasil e ainda não tem nome em português, é uma forma diferente de colher a planta de milho, ou melhor, parte dela.

Tendo seu processamento diferenciado. Usado como alternativa de colheita que produz silagem de milho com mais fibras digestíveis e maior concentração de amido do que a silagem de planta inteira.

A snaplage é colhida com uma colheitadeira equipada com uma plataforma de moagem. A espiga deve ser cortada com um comprimento curto de corte e, então, processada com um processador de sabugo anexado à máquina. Os produtores são atraídos ao snaplage porque esse pode ser colhido mais cedo e com maiores rendimentos de grãos do que grãos secos.

snaplage-amostra
Foto: Divulgação

Entretanto, a espiga seca rapidamente e pode ser desafiador administrar os tempos da colheita, de forma que o ressecamento e o baixo teor de umidade não afetem de forma contraria a fermentação, digestibilidade e a palatabilidade.

Qual a vantagem e interesse em explorar esta nova alternativa?

A melhor resposta é a necessidade de procurar as forragens que possibilitem a maior produção de leite por hectare, um melhor desempenho do animal e maior digestibilidade do amido comparado ao milho moído.

A silagem de milho, ingrediente mais usado nas rações de vacas leiteiras, é a planta inteira do milho, cortada a certa altura do solo e ensilada, com o caule, folhas, sabugo, grãos e a palha do sabugo. Contém, normalmente, cerca de 35% de matéria seca. Já o grão úmido de milho (pastone de grão), contém apenas o grão do milho, com uma humidade que varia entre os 30% a 40%.

O snaplage, produto da composição de partes da planta de milho e de processamento diferenciado. produto: milho, sabugo e a palha do milho. Portanto é um pouco mais úmido, porém necessitam de ser moído, caso contrário o grão, a palha e o sabugo não irão contribuir para produção de leite.
Qual o benefício do Snaplage?

– melhor desempenho animal e maior digestibilidade do amido comparado com o milho moído.

– 10% – 15% mais leite por hectare quando comparado com o milho moído.

– Valor nutricional muito próximo do grão úmido com maior produção de matéria seca por hectare.

Tabela – Comparação nutricional entre os diferentes produtos da planta de milho.

Tabela – Comparação nutricional entre os diferentes produtos da planta de milho.

*Comparativo com amostras americanas.
Silagem de milho
Foto: Divulgação