Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Speckle Park x Nelore, produz gado adaptado com carne diferenciada

A raça Speckle Park tem inúmeras vantagens em relação às raças mais estabelecidas no Brasil. E agora, o país vai poder experimentar a carne mais macia, saborosa e ultra marmorizada, proveniente de animais fruto do cruzamento entre Speckle Park x Nelore.

As raças para a pecuária de corte são inúmeras, mas algumas acabam se destacando pela maior disseminação e utilização nos rebanhos nacionais. O cenário da pecuária brasileira está passando por uma revolução silenciosa, e a estrela desse movimento é o Speckle Park. Essa nova raça de corte que chega ao país, faz parte de um “cruzamento do melhor de cada raça“, ou seja, um animal que apresenta um verdadeiro “caldo genético” composto e complexo. Essa raça bovina, está conquistando espaço em nossas fazendas e promete trazer inovações significativas para o setorAssista ao vídeo abaixo e confira.

Speckle Park ( lê-se ‘spécol párk’ ) é uma das grandes promessas e a mais nova raça bovina introduzida no País. O que era apenas uma promessa, agora é uma realidade e, claro, com uma das maiores centrais de melhoramento genético, a Alta Genetics, está ofertando o que há de melhor da raça, agora em solo verde e amarelo. Uma raça adaptada, já habita os rebanhos bovinos pelo mundo e tem grande adaptação para a nossa pecuária de corte.

A raça Speckle Park no Brasil

Os primeiros nascimentos dos animais Speckle Park em solo verde e amarelo, aconteceram no Centro-Oeste, e foram informados pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), responsável pelos registros da raça. Os primeiros nascimentos de animais da raça, dois bezerros machos – um embriões vindo da Austrália – nasceram na madrugada de março de 2022, na Fazenda São Luiz, de Renato Junqueira Pimenta, em Santa Fé de Goiás (GO).

Embora a origem do Speckle Park seja canadense, sua grande obra foi revelada na Oceania, onde a raça declarou sua adaptação excepcional ao clima australiano.

Inúmeros pecuaristas já estão mostrando para o setor pecuário que é uma oportunidade de agregar valor e desenvolver uma nova raça de corte. “É um marco para a raça aqui no Brasil. E nos sinaliza que os criadores estão investindo nessa nova genética de bovinos de corte para o fomento do mercado nacional”, destaca a superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas.

Um dos entusiastas dessa raça inovadora é Ricardo Monteiro, um empresário com raízes no setor financeiro. Ele sempre teve uma paixão por investir em projetos relacionados à produção de alimentos e ao campo, algo que muitos consideram como um sonho. Ele acredita que a pecuária é uma das bases fundamentais para a segurança alimentar global.

Segundo o sócio-diretor da empresa Speckle Park Brasilcriada para fomentar o uso da raça no país —, Ricardo Monteiro, outros exemplares devem nascer nos próximos meses, entre março e abril, como parte do programa de nacionalização da raça. “Estamos muito orgulhosos desse acontecimento e acreditamos que é apenas o primeiro passo de um programa que foi feito com um planejamento de longo prazo”, afirma.

Criação Canadense que está ganhando o mundo

Speckle Park foi criado na província de Saskatchewan, Canadá, seu rebanho foi expandido para os EUA, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Reino Unido. Entre as características da raça está a qualidade da carne, embora não seja reconhecida pelo alto grau de marmoreio, porém é um animal muito adaptado ao desenvolvimento a pasto, fato que favorece o pecuarista brasileiro.

O bovino Speckle Park é resultado da cruza de raças Shorthorn (28%), Angus (20%), Galloway (15%), Lineback (15%), White Park (15%), Highland (5%) e Jersey (2%) e foi desenvolvido na província de Saskatchewan, no Canadá. Os exemplares têm, em sua maioria, pelagem branca e preta e são extremamente dóceis.

“Ele não é muito alto, mas é extremamente forte. É um gado que lá na Austrália existem alguns estudos que classifica de “Speckle 8”.

Os animais têm, em sua maioria, pelagem branca e preta e são extremamente dóceis. O grande diferencial dos animais é o alto rendimento de carcaça e o sabor da carne, que apresenta características como maciez e suculência.

Adaptabilidade, precocidade, rusticidade e temperamento dócil. São muitos adjetivos dados ao animal. Mas é a carne que merece todos os elogios. Quando você pensa no melhor churrasco da Austrália, você pensa em uma carne premium, extremamente macia e saborosa, você pensa em Speckle Park BR. Mas isso é um segredo que nem as redes de churrascarias Australianas conseguiram trazer ao Brasil.

Benefícios do cruzamento Speckle Park x Nelore

Os animais da raça Speckle Park oferecem muitas vantagens para o produtor: são férteis em tenra idade, parem com facilidade, produzem bezerros fortes, não têm chifres, além de uma excelente produção de carne. Na Fazenda São Luiz em Goiás já podemos acompanhar o excelente crescimento de exemplares de raça pura e também cruzados com Nelore.

Depois do registro do nascimento dos bezerros puros, na Fazenda São Luiz, os criadores e entusiastas da novidade também registraram recentemente os primeiros nascimentos de bezerros que são frutos do acasalamento entre vacas comerciais da raça Nelore com sêmen de touros da raça Speckle Park, provavelmente trazido da Austrália. Nas fotos abaixo é possível ver animais frutos do cruzamento: Speckle Park x Nelore:

Bovinos com genética Speckle Park no Brasil. Fotos: Divulgação/Speckle Park Brasil

Diferenciais do gado Speckle Park no Brasil

Rusticidade desenvolvida na Austrália, manejo fácil de origem Canadense.

Introdução comercial da raça segue plano cuidadoso e estratégico

Ricardo também menciona que o Speckle Park está seguindo um plano de cuidados e estratégia de introdução no mercado. Eles estão focados em garantir a saúde e a qualidade genética dos animais antes de se expandirem significativamente.

O importante é que o Speckle Park tem ganhado espaço e atenção na comunidade peculiar brasileira. Com sua adaptabilidade e promessa de carne de qualidade superior, essa raça está pavimentando o caminho para uma nova era na pecuária nacional. A raça está crescendo e encontrando seu lugar, e, à medida que mais peculiares se interessam por essa inovação, podemos esperar ver uma revolução na produção de carne bovina tropical nos próximos anos.

Bovinos com genética Speckle Park no Brasil. Fotos: Divulgação/Speckle Park Brasil

A nova carne preferida do Brasil

Segundo os criadores a raça produzirá a carne dos açougues premium, das churrascarias sofisticadas e com o crescimento do plantel, será a carne mais apreciada do país. “Se o potencial no mercado brasileiro é grande, no mercado internacional o céu é o limite. A mística Speckle Park vai popularizar no boca a boca, churrasco a churrasco. Prepare-se, o Brasil vai produzir a carne de maior qualidade da América do Sul, a ponto de se transformar em referência na produção mundial de carnes premium.” – foi publicado no site da raça.

“É um gado que tem pintas características, e por isso seu nome é Speckle que quer dizer pinta em inglês. O bovino produz uma carne muito diferenciada com um marmoreio de nível altíssimo”, diz Ricardo Monteiro, pecuarista e entusiasta da raça.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM