Sucuri gigante impressiona ao ser filmada; Vídeo!

PARTILHAR
Foto: Cristian Dimitrius

A imagem fenomenal foi registrada em no Mato Grosso do Sul, uma das regiões onde elas são mais avistadas e mostram sua beleza e chamam atenção pelo perigo!

Uma sucuri gigante mostrou a língua ao ser flagrada por um fotógrafo e documentarista de natureza em um rio de águas cristalinas no município de Bonito, no Mato Grosso do Sul. As sucuris, também conhecida como anacondasarigboiasboiaçusboiçusboiguaçusboioçusboitiapoiasboiuçusboiunassucurijussucurijubassucuriússucurujussucurujubas ou viborões, é um gênero de boinae encontradas na América do Sul.

Cristian Dimitrius, de 46 anos, chegou tão perto da cobra que conseguiu flagrar quando ela “encara” a câmera. Ele explicou que o animal não tem uma boa visão, por isso, usa a língua para sentir o ambiente. A atitude deu a impressão de que ela estava “se exibindo” para a câmera.  “Uma das imagens mais enigmáticas que fiz de sucuris”, disse.

A imagem impressionante foi registrada no sábado (28) no município que conquistou por 16 vezes o título de “Melhor Destino de Ecoturismo” do Brasil. O documentarista teve o apoio de Juca Ygarapé, que nasceu em Itajaí (SC) e é pioneiro em mergulhos nas grutas de Bonito onde mora desde 1971.   (Assista abaixo) 

A sucuri, que se trata de uma fêmea com quase seis metros de comprimento, estava parada e enroladas em galhos, uma posição que proporcionou um registro incrível. Segundo Dimitrius, a cobra estava com os olhos roxos por contra do processo de troca de pele. 

“Os olhos roxos indicam que ela [a sucuri] esta pronta para trocar a pele, e se preparar para o acasalamento. Algo raro de se ver, ainda mais debaixo da água. Só mesmo no paraíso das sucuris”, completou. 

O documentarista, que mergulha na região desde 2007 e venceu o Emmy Awards em 2013, já viajou em torno de 60 países criando trabalhos audiovisuais sobre a vida selvagem. Ele deixa claro que sua missão de vida é fazer com que as pessoas se apaixonem pelo “nosso” planeta e criem o desejo de conhecer a natureza e conservar.

Todas as quatro espécies são cobras aquáticas que atacam outros animais aquáticos, incluindo peixes, aves aquáticas, jacarés e capivaras. Alguns relatos existem de anacondas que predam animais domésticos, como cabras e em algum momento até mesmo Jaguar, que se aventuram muito perto da água.

Cristian Dimitrius

Enquanto encontros entre pessoas e anacondas podem ser perigosos, eles não caçam regularmente humanos. No entanto, ameaça de anacondas é um tropo familiar em histórias em quadrinhos, filmes e histórias de aventura na selva amazônica. Anacondas também figuraram proeminentemente no folclore sul-americano, onde às vezes são descritas como criaturas míticas transformadas em formas chamadas de Encantados. As comunidades locais e alguns exploradores europeus deram conta de anacondas gigantes, cobras lendárias de muito maior proporção do que qualquer espécime confirmada.

Embora estudado, pouco se conhece sobre a biologia das anacondas silvestres. A maior parte do nosso conhecimento vem do trabalho do Dr. Jesus Rivas e sua equipe trabalhando nas florestas venezuelanas.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.